Lula pelo Nordeste

Em Pernambuco, Lula inicia debates sobre região Nordeste e Brasil

“Nossa primeira conversa foi com companheiros(as) do PT sobre a responsabilidade do partido frente a situação triste que vive o Brasil e o povo brasileiro”, destacou a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann
Em Pernambuco, Lula inicia debates sobre região Nordeste e Brasil

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula chegou no Recife no começo da tarde deste domingo e já começou a trabalhar pelo Brasil, pelo Nordeste e por Pernambuco. Lula foi recepcionado no aeroporto por dirigentes do partido no estado e também por lideranças sociais. Lula visita os estados da região para debater desenvolvimento regional e combate à fome.

“Nossa primeira conversa em Pernambuco foi com companheiros(as) do PT, dirigentes, lideranças. Um papo aberto sobre a responsabilidade do partido frente a situação triste que vive o Brasil e o povo brasileiro. Bom início para nossa visita pelo Nordeste!”, registrou a presidenta Gleisi Hoffmann em suas redes sociais (veja as fotos do encontro abaixo).

Segundo o coordenador da visita de Lula ao Nordeste, o vice-presidente do PT, Márcio Macedo, ao longo dos próximos dias “haverá atividades simbólicas, diálogos com pessoas do povo, com os movimentos sociais, culturais, trabalhadores, empresários e políticos”.

Também de acordo com Márcio Macedo, nos encontros com autoridades, lideranças politicas e sociais, durante a passagem pelos seis estados, Lula abordará temas como a vacina, o combate à fome, o Desenvolvimento Regional, emprego, incentivo a micro e pequena empresa, educação e saúde.

Em virtude da pandemia essa será uma viagem diferente, sem atos de massa, nem aglomerações, esclarece Márcio Macedo. Segundo ele, com o distanciamento social recomendado, a utilização de máscara, álcool gel e respeitando os decretos governamentais no que concerne ao número de pessoas nos encontros.

O senador Humberto Costa destacou a importância da presença de Lula na região para “reforçar a luta de resistência contra o governo de Bolsonaro e suas tentativas de atacar a democracia e o Estado de Direito e também para discutir um projeto para o Brasil”.

Neste domingo à noite, 15, Lula participou de jantar com o governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas. É o primeiro encontro oficial com autoridades, em especial com os governadores. Lula visitará os demais governadores na sequência das agendas.

Nesta segunda-feira (16), pela manhã, está previsto visita a uma propriedade de agricultura familiar do MST na Região Metropolitana do Recife. À tarde, o presidente terá reunião com movimentos sociais.

Alvo da destruição nacional
Assim como os demais estados do Nordeste, Pernambuco sofre as consequência do governo de destruição nacional patrocinado pelo governo Bolsonaro. A taxa de desemprego no estado atingiu 21,3% da população de 14 anos ou mais, no primeiro trimestre do ano, o maior índice em nove anos.

Diferente disso, nos governos federais do PT, o estado experimentou um dos maiores saltos de crescimento de sua história. A combinação de políticas sociais inclusivas e grandes obras criou condições para um salto de desenvolvimento no Nordeste.

Com muitos investimentos no social e em infraestrutura, Pernambuco cresceu 4,1% ao ano no período de 2003 e 2013, acima da média de 3,3% do resto do país, segundo dados do Banco Central. O índice de desocupação na Região Metropolitana do Recife, em 2011, por exemplo, caiu a 6%.

 

Agenda de Lula no Nordeste
Até o dia 26, Lula percorre os estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia.

15 e 16/8 – Pernambuco
17 e 18/8 – Piauí
18 a 20/8 – Maranhão
20/8 – Ceará
24/8 – Rio Grande do Norte
25 e 26/8 – Bahia

 

 

To top