Ricardo Stuckert - Presidência da República

Lula foi claro: não seremos colônia de ninguém
O presidente Lula fez um pronunciamento aos brasileiros na véspera do Dia da Independência. Ele fez um balanço das conquistas nesses quase três anos de governo e ressaltou a importância da soberania nacional. “Somos capazes de cuidar da nossa terra e da nossa gente sem interferência de ninguém”. É um claro recado para os traidores da pátria. “É inadmissível o papel de alguns políticos brasileiros, que estimulam os ataques ao Brasil. São traidores da pátria”.
Lula lembrou que a soberania não é um conceito abstrato, mas algo que está na vida das pessoas, um instrumento do país para construir políticas publicas que distribuam as riquezas da nação, apenas de acordo com o interesse dos brasileiros. “Está no combate às desigualdades e aos privilégios de poucos, na proteção dos direitos dos trabalhadores, no apoio aos jovens, na criação de oportunidades para os empreendedores”, disse o presidente: “Se temos essas políticas é porque somos um país soberano que decidiu cuidar do seu povo”.
Outro exemplo de soberania citado por Lula foi a defesa intransigente do PIX. O sistema de pagamentos é uma conquista dos brasileiros. “É público, gratuito e vai continuar assim”, garantiu o presidente.
Lula ainda disse também que as redes sociais não podem continuar sendo usadas para propagar fake News e discurso de ódio. “Não pode haver espaço para crimes financeiros e a exploração sexual de crianças e adolescentes, o incentivo ao racismo e a violência contra as mulheres”.
Lula concluiu dizendo que o governo reafirma sua posição ao lado do povo brasileiro, que acorda cedo para melhorar a vida da sua família.
O presidente citou algumas realizações do governo que comprovam o compromisso com o Brasil.
– O Brasil deixou o Mapa da Fome, levantamento das Nações Unidas que inclui países com mais de 2,5% da população em situação de insegurança alimentar;
– Medida do governo Lula zerou o imposto de renda de quem ganha até 5 mil e taxou super-ricos;
– Economia cresce acima da média mundial e o país registra o menor índice de desemprego de todos os tempos;
– A Polícia Federal fez a maior operação contra o crime organizado, detectando as ramificações do PCC com o mercado financeiro;
– Em apenas dois anos e meio, abrimos mais de 400 novos mercados para os produtos brasileiros; – O Brasil reduziu pela metade o desmatamento na Amazônia, às vésperas da COP-30, que será realizada em Belém, novembro.