Cenário desolador

Endividamento das famílias continua em alta

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) aponta novo recorde, em 12 anos, no número de contas com pagamentos atrasados
Endividamento das famílias continua em alta

A situação financeira das famílias brasileiras permanece em declínio. O número de famílias com o pagamento das contas em atraso bate novo recorde em maio, com mais de 28% inadimplentes.

Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), que aponta maior índice em 12 anos, desde o início da pesquisa.

Em abril, o percentual de inadimplentes era de 28,6%, com 0,1 ponto percentual mais baixo. Há um ano, em maio de 2021, o índice era de 24,3% – 4,4 pontos a menos.

Além do enfrentamento ao desemprego, carestia, fome e das contas em atraso, continua alto o número de famílias endividadas. Conforme a CNC, o percentual ficou em 77% em maio, assim como no mês abril.

Sobre o índice, a CNC aponta que “as famílias estão enfrentando dificuldades para honrar suas dívidas no mês, pois já estão com o orçamento muito apertado não só por conta das dívidas, mas também pela inflação ao consumidor acima dos 12% anuais”.

Confira a íntegra da matéria

To top