A capacitação a distância de 11,2 mil de profissionais que vão atuar como coordenadores e assistentes durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 26 e 27 de outubro, já começou. Esta é a segunda turma do treinamento, iniciado ontem e que e se estende até 11 de agosto, com participação dos profissionais das regiões Centro-Oeste e Sudeste.
A meta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é certificar 39.851 coordenadores e assistentes que trabalharão no exame deste ano. Em 2012, foram certificados 31.488 pessoas. No início deste mês, participaram da capacitação 6.351 coordenadores e assistentes da região Nordeste. A terceira e a quarta turma, com 11.150 pessoas cada uma, receberão formação entre 12 e 25 de agosto.
O presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, destaca a importância dos encontros de alinhamento para assegurar que o exame seja realizado de forma segura em todo o país. “Estamos aprimorando o processo para garantir um Enem com ainda mais qualidade técnica”, ressaltou.
O Enem avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio e é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado obtido no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.
O bom desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.
Este ano, o exame atingiu a marca de 7.173.574 inscritos confirmados, um aumento de 24% em relação aos 5.791.290 confirmados em 2012. As provas, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo) de outubro, terão início às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Será impedida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.
Com informações do Portal Planalto e do Ministério da Educação