Enem: ministro destaca sucesso e ausência de incidentes

Os candidatos terão acesso ao espelho de correção da redação para fins pedagógicos. 

Enem: ministro destaca sucesso e ausência de incidentes

Encerrados os dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez um balanço positivo neste domingo, 4. Ao lado do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, e do secretário-executivo do MEC, José Henrique Paim Fernandes, o ministro comemorou o fato de a realização do exame ter transcorrido sem incidentes graves. “Houve monitoramento nos dois dias e conseguimos responder a todas as situações em tempo real”, destacou. “Aprendemos com as experiências anteriores e certamente, no ano que vem, aprenderemos com esta.”

De acordo com dados preliminares do MEC e do Inep, 4,17 milhões de candidatos fizeram as provas este ano. Os dados consolidados serão divulgados nos próximos dias, quando o consórcio responsável finalizar o envio das informações. Esta edição do Enem teve recorde de inscritos (5.791.290).

Mercadante afirmou que a operação logística do exame é bastante complexa, mas classificou a estrutura operacional desenvolvida este ano como muito profissional e agradeceu a toda a equipe envolvida. Mais de 566.617 pessoas trabalharam na realização do exame em 15.076 locais de prova de 1.615 municípios. A organização do Enem de 2012 ainda contou com o apoio do Ministério de Minas e Energia, que fez um monitoramento em todas as regiões para prevenir eventuais quedas de energia elétrica.

O ministro destacou que pela primeira vez os candidatos terão acesso ao espelho de correção da redação para fins pedagógicos. “Nenhum exame do mundo autoriza isso”, disse.

O Enem registrou este ano abstenção média de 27,9%. Os estados com maior índice de faltosos, nos dois dias, foram Roraima, Bahia e Amazonas. Com menor índice, Piauí, Santa Catarina e Alagoas. No ano passado, a abstenção média chegou a 26,4% e, em 2010, a 28%. Esta edição do exame teve o número recorde de 5.791.290 inscritos.

Redes sociais

Durante os dois dias de provas, o MEC monitorou todo o processo nas redes sociais. No sábado, o boato sobre cancelamento do Enem levou a hastag #ENEM2012cancelado ao primeiro lugar em comentários do twitter. Em seu perfil no microblog, o MEC afirmou que a Polícia Federal (PF) identificou a origem da hashtag que começou um tumulto na rede social. “Polícia Federal monitora a rede social e identificou origem de hashtag com o objetivo de tumultuar a prova. O Enem está confirmado!”, publicou o MEC.

Primeiro boato

Outra hashtag já havia tumultuado o concurso em outubro ao afirmar que o exame seria cancelado. Conforme a Agência Estado, fontes do MEC disseram no final de outubro ter “convicção” de que a informação falsa – que deu origem ao primeiro boato – teria partido de Eden Wiedemann, integrante da equipe de mídias sociais da campanha de José Serra (PSDB) à Prefeitura de São Paulo. Na noite de quarta-feira, o publicitário postou no Twitter “Vai Haddad!!! MEC confirma cancelamento das provas do Enem”, seguido de um link para uma reportagem do Terra de 2009 – quando Fernando Haddad (PT), atual adversário de Serra em São Paulo, era ministro da Educação – que anunciava o cancelamento da prova.

Wiedemann negou que seja o responsável pela origem do boato. No Twitter, o publicitário apontou que não teria sido o primeiro a publicar algo a respeito, indicando uma postagem de quarta-feira à tarde em um perfil falso de Serra com o link da matéria de 2009.

Eliminados

No domingo, segundo dia, foram eliminados e retirados das salas de exame 28 candidatos que postaram imagens digitais durante a realização da prova. No sábado, 3, primeiro dia, foram eliminados e retirados 37 candidatos. Os casos foram registrados em várias unidades da Federação.

Durante a aplicação do exame, de acordo com o item 12.3 do edital do Enem, o participante não pode, sob pena de eliminação, portar dispositivos eletrônicos como máquinas, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, i-pods, pen-drives, mp-3, gravadores, relógios, alarmes ou qualquer espécie de receptor ou transmissor de dados e mensagens. O candidato também não pode fazer nenhuma espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante as provas. Não é permitido portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos e anotações.

O edital ainda prevê, no item 12.5, que o participante deve guardar, antes do início da prova, na embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador de provas, itens como telefone celular, desligado, outros equipamentos eletrônicos, também desligados, e demais objetos não permitidos.

Os gabaritos serão divulgados até quarta-feira, 7, nas páginas do Ministério da Educação 

Confira o áudio da coletiva do ministro Aloizio Mercadante sobre o Enem de 2012

Com informações do MEC e agências de notícias

To top