Explicações

Senado debaterá Brasil na OCDE a pedido de Jean Paul

Brasil admitiu trocar de status na OMC em troca de ingresso em organismo de países desenvolvidos
Senado debaterá Brasil na OCDE a pedido de Jean Paul

Foto: Alessandro Dantas

O ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), organismo multilateral de 34 países desenvolvidos, será tema de discussão da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. O senador Jean Paul Prates (PT-RN) aprovou na comissão requerimento de sua autoria, nesta quarta-feira, 26, para a realização de audiência pública dedicada a esclarecer os impactos da medida para o desenvolvimento do País.

“Queremos entender quais são os critérios e as consequências da questão da grife OCDE ser aplicada ao Brasil”, disse Jean Paul. “De acordos com informações que obtivemos, as vantagens não superam as desvantagens”.  A entrada na OCDE limita o raio de ação da política macroeconômica, principalmente por causa da liberalização que se tem que ter sobre o fluxo de capitais. Isso pode não ser vantajoso para o Brasil.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu apoio à pretensão brasileira, depois de encontro com Jair Bolsonaro, no último dia 19, no salão oval da Casa Branca. O Ministério das Relações Exteriores divulgou comunicado informando os compromissos assumidos pelo Brasil em troca da medida, inclusive apoio às iniciativas dos EUA para a mudança de regime na Venezuela.

Confira a íntegra da matéria

To top