Equipe econômica aumenta para 5,2% projeção oficial de inflação para 2012

A equipe econômica aumentou de 4,7% para 5,2% a projeção oficial de inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A nova estimativa foi divulgada hoje (20) pelo Ministério do Planejamento, que enviou ao Congresso Nacional o Relatório de Receitas e Despesas do 5º Bimestre. O documento contém previsões para a economia e informações sobre a execução do Orçamento Geral da União.

Apesar de ser divulgado pelo Ministério do Planejamento, as estimativas para o comportamento da economia são de autoria da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Com o ajuste, a previsão para o IPCA passou a coincidir com as projeções do Banco Central (BC), apresentadas no último relatório de inflação, lançado em setembro.

No relatório, o Ministério da Fazenda manteve a previsão de 2% de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano. A projeção, no entanto, continua diferente dos números do Banco Central, que prevê expansão de 1,6%, de acordo com o relatório de inflação.

O relatório projetou redução de outro índice de inflação, o IGP-DI. A estimativa para 2012 passou de 8,17% para 7,94%. Segundo o documento, a diminuição deve-se à queda do dólar esperada para os próximos meses. Divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o IGP-DI tem 60% da composição influenciada pelos preços no atacado, que são sujeitos a variações cambiais.

Agência Brasil

To top