Um dos maiores líderes da América Latina, o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica anunciou, nesta segunda-feira (29/4), ter recebido diagnóstico de câncer no esôfago após realizar exames de rotina. O relato ocorreu durante entrevista coletiva e logo gerou comoção internacional. No Brasil, o presidente Lula e senadores do PT prestaram solidariedade e mostraram todo o carinho que nutrem pelo companheiro de lutas.
Amigo de longa data de Mujica, Lula afirmou que o ex-presidente uruguaio é um farol na luta por um mundo melhor.
“Ao irmão Pepe Mujica, minha admiração e solidariedade. Você é um farol na luta por um mundo melhor. Sempre estivemos juntos nos momentos bons e nos momentos difíceis. Muito carinho e força, meus e de Janja, para você e Lucía”, disse o presidente brasileiro.
Mujica enfrentará dificuldades para a realização de quimioterapia ou cirurgia, de acordo com o jornal El País. Isso porque ele enfrenta uma doença imunológica há mais de 20 anos e que afeta seus rins.
O político, no entanto, afirma se sentir “muito bem” no momento, mas disse não saber “quando a luz se apagará”. Ele detalhou que sente dores quando consome alimentos mais gordurosos e que, nos próximos dias, deve receber outras informações sobre seu quadro de saúde.
Nas redes sociais, o líder do PT no Senado, Beto Faro (PA), fez pedido de orações pelo ex-presidente.
“Nosso querido Pepe Mujica, uma das maiores lideranças da América do Sul, precisa de nossas orações. Força, Mujica. És necessário!”, disse o parlamentar.
No mesmo tom, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) desejou força nesta dura batalha ao líder sul-americano: “Toda minha solidariedade ao ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica, que anunciou hoje que tem um tumor no esôfago. Quero aqui desejar muita força em mais essa batalha que terá de enfrentar”.
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), também se pronunciou: “Força, companheiro Mujica! Um abraço solidário de todo o Brasil para enfrentar mais essa batalha. Te desejamos muita saúde, para que você continue a nos inspirar!”.
Já o senador Humberto Costa (PT-PE) resgatou uma foto com o ex-presidente uruguaio.
Coletiva
Durante a coletiva, quando esteve cercado por líderes políticos, ativistas e pessoas próximas, Pepe Mujica disse que, enquanto puder, seguirá militando “entretido” com as suas plantações de verduras, que cultiva na chácara onde mora, próximo a Montevidéu.
“Na minha vida, mais de uma vez o ceifador esteve rondando a cama, mas ele continuou a me pastorear. Desta vez me parece que ele vem com a foice em punho e veremos o que acontece”, destaca o ex-presidente.
Ele ainda fez questão de dizer aos jovens, em sua fala, o quanto a vida é bela, “mas se desgasta”: “A questão é recomeçar cada vez que cair e, se houver raiva, transformá-la em esperança. Ninguém é salvo sozinho”, aponta.
Mujica, ex-guerrilheiro, preso durante 13 anos pela ditadura uruguaia, foi eleito presidente do país vizinho em 2009, tornando-se o mais velho a assumir a presidência do país. Após deixar o cargo, ele assumiu como senador – posição a que renunciou em 2020, durante a pandemia de coronavírus, justamente pela doença imunológica da qual sofre.