Escoamento da safra por ferrovia até Santos é ampliado

Aumento favorece o transporte da safra
produzida no leste do Mato Grosso, Goiás,
Minas Gerais e São Paulo. Aumento equivale
hoje a 186 carretas e, em junho, serão 540

Os Portos de Santos, Rio de Janeiro e Vitória começaram a operar dentro do programa Porto 24h desde sexta-feira

A capacidade de levar grãos ao porto de Santos por ferrovia foi ampliada com a inclusão de novos 80 vagões, que podem transportar 5,6 mil toneladas diárias (carga de 186 carretas). A capacidade atual, que passou para oito trens diários será elevada a dez, movimentando 19,2 mil toneladas a mais (carga de 540 carretas). O aumento do transporte de grãos irá beneficiar, principalmente, a safra produzida no leste do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, que devem enviar 10 milhões de toneladas de grãos até junho para o Porto de Santos (SP).

A melhoria no fluxo de trens foi obtida por um acordo entre as empresas concessionárias da via férrea e operadoras dos terminais portuários, mediado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes (MT). A negociação permitiu a liberação de seis quilômetros do trecho ferroviário entre Perequê e Cubatão, recentemente duplicado.

Segundo o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, a iniciativa irá reduzir a dependência do modal rodoviário, além de ser uma alternativa mais econômica ao produtor. “Com menos caminhões, também serão reduzidas as pressões nas rodovias no estado de São Paulo“, acrescentou.

Obras de médio e longo prazo

O projeto de duplicação da linha férrea em Santos permitirá elevar a capacidade para até 20 trens por dia (carga de 2,3 mil caminhões).

Nos próximos dias, o MT, a Secretaria Especial de Portos, a Polícia Rodoviária e a Companhia Docas do Estado de São Paulo irão se reunir para discutir a criação de um sistema de organização das filas de trens e caminhões na margem direita do Porto de Santos, como já ocorre na margem esquerda. O objetivo é inibir a parada dos caminhões sobre a linha férrea, bloqueando a passagem dos trens. Além disso, será tratada nos encontros a possibilidade de aumento da capacidade de descarga nos terminais de grãos.

Portos vão funcionar 24h

Os Portos de Santos, Rio de Janeiro e Vitória começaram a operar dentro do programa Porto 24h desde sexta-feira (19). O Porto 24h irá integrar as ações do Porto Sem Papel, Carga inteligente e VTMS (Vessel Traffic Management Information System), que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimento de R$ 800 milhões. Suape, Paranaguá, Rio Grande, Itajaí e Fortaleza entrarão em fase de experiência a partir de 3 de maio.

A Secretaria de Portos (SEP) iniciou, em 2010, um conjunto de projetos denominados de Inteligência Logística Portuária, que envolvem ações para redução de burocracia com intensa utilização de tecnologia de informação nos processos de liberação de veículos e cargas nos portos, o que permitirá a sincronização do fluxo de cargas, para evitar filas e congestionamento no porto.

O conceito de Porto 24 horas é uma evolução da aplicação de todos esses projetos. As equipes de fiscalização dos diversos anuentes estarão de forma integrada eletronicamente, em plantão durante sete dias na semana e 24 horas por dia para liberação de cargas, embarcações e veículos nos portos. O objetivo é melhorar o desempenho das importações, exportações, e das operações nos locais de estocagem na retroárea dos portos, com a redução do tempo e dos custos dos serviços, em média de 25%.

Foto: Prefeitura de Santos

Informações do Em Questão

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