Censo Escolar 2014 mostra que infraestrutura das unidades de ensino melhorou desde 2010. Escolas federais se destacam mais que as particularesNos últimos quatro anos, a infraestrutura das escolas brasileiras melhorou em diversos aspectos. São mais instituições com bibliotecas, acesso à internet, coleta regular de lixo e acessibilidade.
As informações são do Censo Escolar 2014, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação.
Os dados estão disponíveis no site QEdu, mantido pela Fundação Lemann e pela Meritt. De acordo com o levantamento, 2010 e 2014, o número de escolas acessíveis para pessoas com deficiência cresceu de 41.600 para 44.453, entre públicas e particulares, ou de 14% para 24% do total de instituições.
No mesmo período, o índice de escolas com acesso à internet passou de 47% para 61%. No ano passado, 73% das escolas contavam com coleta de lixo, contra os 67% em 2010. O sistema de esgotamento chegou a 47% das instituições de ensino brasileiras; em 2010, eram 42%.
Mais de 15 mil escolas passaram a contar com laboratórios de informática entre 2010 e 2014. Agora, o espaço consta na estrutura de 84.601 unidades de ensino, ou 45% do total. O índice é o mesmo para escolas públicas e particulares.
O levantamento apresenta informações de 188.673 escolas, sendo 149.098 públicas e 39.575 particulares. As públicas são divididas entre municipais, estaduais e federais.
O governo federal criou, em quatro anos, 199 escolas. Em 2014, havia 543 instituições federais, que receberam 213.675 estudantes.
Essas unidades são as que mais se destacam em qualidade da infraestrutura. Do total, 93% contam com bibliotecas, 95% com laboratório de informática, 73% com laboratório de ciências, 64% com quadra de esportes e 51% com sala para leitura. Os índices estão bem acima dos alcançados pelas instituições particulares.
De acordo com o Inep, os colégios federais ocupam 77 das 100 melhores notas de escolas públicas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014.
O relatório aponta ainda necessidade de ampliar o acesso a quadra de esportes, existente em apenas 32% das unidades de ensino públicas e particulares, e dos laboratórios de ciências, integrante da estrutura de apenas 11% das escolas.
A disparidade entre as escolas urbanas e rurais também constam no levantamento. Somente 5% dos colégios rurais contam com esgoto via rede pública e 80% têm fossas sanitárias. Já nas cidades, 30% das escolas não tem esgoto encanado.
A água tratada chega a 27% das instituições rurais, enquanto na área urbana é quase universalizado – atende a 94%. A internet banda larga só chega a 8% das instituições rurais, contra 74% das urbanas.
Agência PT de Notícias, com informações do portal “QEdu”
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