Escolas têm de dar resposta ao interesse dos jovens por novas tecnologias

Escolas têm de dar resposta ao interesse dos jovens por novas tecnologias

O ex-senador do Acre, Aníbal Diniz, escreve nesta semana sobre a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, ocorrida há algumas semanas em seu estado – e sublinha a importância desse evento em todas as escolas do Brasil

Viver Ciência no Acre – Aníbal Diniz

A Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que aconteceu de 19 a 23 de outubro em todas as unidades da Federação, numa parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, universidades federais, secretarias estaduais de educação e várias organizações com interesse na área, foi um momento de grande mobilização de estudantes do ensino regular e dos programas especiais das redes estaduais de ensino de todo o país.  No estado do Acre, a parceria entre a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Secretaria de Estado de Educação resultou numa grande mobilização no Bloco Valter Felix do Campus Universitário, o mesmo espaço onde aconteceram dois eventos importantes um ano atrás: a reunião anual da SBPC e a SBPC jovem, eventos que impactaram fortemente o interesse pela pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico em nossas escolas.

No embalo da Semana Estadual da Ciência e Tecnologia, três eventos foram adicionados: A Conferência da Juventude, de um lado, e a Exposição de Ciências e a Mostra Viver Ciência, que contaram juntas com 75 trabalhos inscritos e apresentados por alunos da rede. Além desses trabalhos de iniciação científica, 55 escolas se inscreveram para o concurso de blogs, que teve a Escola Ilka Maria com seu Blog “Jornal Virtual de Boas Notícias” como a grande vencedora entre as dez escolas finalistas. E o legal foi a mobilização dos alunos, tanto na produção do blog e alimentação de conteúdo quanto na sua divulgação em busca de curtidas, que determinaram ao final a ordem dos mais visitados.

Trago esse assunto, ainda que com 15 dias de atraso, para expressar o meu contentamento com o resultado da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia no Acre. O sucesso desse evento mostrou de maneira inequívoca o quanto o interesse pelas ciências está presente entre os alunos, e que o número de 12 mil visitantes (o dobro do que era inicialmente esperado poucos dias após uma greve prolongada de professores) constitui-se num desafio permanente às nossas autoridades educacionais. Os alunos estão atentos às inovações que movem o mundo, as novas tecnologias de informação e comunicação – TIC e cabe aos dirigentes da educação viabilizar as condições para que esses jovens encontrem na escola o suporte necessário para que estejam cada vez mais preparados e dispostos a investirem tempo naquilo que é o mais importante, que é uma boa formação.

O médico e governador Tião Viana, que é doutor em infectologia e tem absoluta consciência da importância de uma boa formação para se tornar um vencedor em todos os campos da vida, esteve presente na abertura e deu o seu recado, como sempre tem feito nessas ocasiões, assumindo as responsabilidades no que diz respeito à parte que toca ao Estado, mas cobrando o empenho de professores e de estudantes para que o interesse pelas ciências se faça cada vez mais presente no ambiente educacional. Já ouvi diversas vezes o governador Tião Viana afirmar que o momento não é das pessoas esperarem o que o Estado pode fazer por elas. O momento é das pessoas terem consciência de que elas podem fazer o melhor por elas próprias dedicando-se cada vez mais em busca da uma boa formação.

O concurso de blogs que mobilizou alunos de 55 escolas constitui-se em mais um alerta quanto à importância da garantia de boa conectividade para todas as unidades de ensino, estejam elas onde estiverem. Quando uma escola conta com internet de boa qualidade para atender às necessidades informacionais dos alunos, as chances da qualidade de ensino ser melhor aumentam consideravelmente. Por isso, o governo tem que dar o seu jeito, mas a internet de banda larga tem que chegar a todas as escolas!

Outro aspecto importante foram os 75 trabalhos apresentados e publicados sobre temas que vão desde dicas para uma entrevista de emprego (uma preocupação cada vez mais presente entre os jovens), passando pelo protagonismo juvenil e a participação política, até o desafio de fazer uma aula de matemática ficar prazerosa, atrativa, capaz de despertar mais fortemente o interesse dos alunos.

Tudo isso é viver ciência, que agora passa a fazer parte do calendário educacional do Acre. Investir tempo e dinheiro na construção de um bom sistema de educação é o melhor que podemos fazer pela geração que em breve estará nos substituindo!

Aníbal Diniz, 52, jornalista, graduado em História pela UFAC, foi diretor de jornalismo da TV Gazeta (1990 – 1992) assessor da Prefeitura de Rio Branco na gestão Jorge Viana (1993 – 1996), assessor e secretário de comunicação do Governo do Acre nas administrações Jorge Viana e Binho Marques (1999 – 2010) e senador pelo PT- Acre (Dez/2010 – Jan/2015), assessor da Liderança do Governo no Congresso Nacional entre março e outubro de 2015 e atual integrante do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL.

To top