Espionagem e Política Monetária em destaque nas comissões

Estarão nos debates a presidente da Petrobras, Graça Foster, e a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, além do presidente do BC, Alexandre Tombini.

As Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e de Assuntos Econômicos (CAE) e a CPI da Espionagem vão realizar reuniões conjuntas para ouvir a presidente da Petrobras, Graça Foster, e a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard.

Na terça-feira (17), às 11h30, as três comissões ouvem a diretora-geral da ANP. Na quarta-feira (18), às 9h, será a vez da presidente da Petrobras ser ouvida pelas comissões.

Os senadores querem saber, basicamente, sobre os possíveis impactos gerados na Petrobras por conta da espionagem americana. As reuniões ocorrem pouco mais de um mês antes do leilão para exploração do Campo de Libra, na Bacia de Santos, marcado para 21 de outubro. É um dos principais campos petrolíferos da camada pré-sal no Brasil, que tem potencial estimado entre 26 bilhões a 42 bilhões de barris de petróleo, cujo valor poderá ultrapassar US$ 1 trilhão.

A preocupação é saber se houve vazamento de informações fundamentais sobre o leilão.

Política monetária
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participará, nesta quarta-feira (18), às 14h30, de audiência pública sobre as diretrizes e perspectivas da política monetária nacional. Conforme determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei 101/2000), o BC deve apresentar ao Congresso, a cada semestre, um relatório com a avaliação do cumprimento dos objetivos e metas de suas políticas monetária, creditícia e cambial.

A audiência pública será promovida em conjunto pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO); de Assuntos Econômicos (CAE) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado; e pelas Comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.

Durante sua última audiência no Congresso, realizada em 16 de junho, Tombini falou sobre os riscos de impacto da alta do dólar na inflação brasileira e fez previsões sobre as atividades econômicas no Brasil. Análises sobre o crescimento do produto interno bruto (PIB) e o controle da inflação são outros assuntos recorrentes em audiências com a presença do presidente do Banco Central.

Com informações da Agência Senado
 

Leia mais:

Esforço concentrado: minirreforma eleitoral e voto aberto são os destaques

To top