Estado do Piauí terá 171 escolas de tempo integral em 2012

O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ao senador Wellington Dias. 

Depois do bom desempenho do Piauí no indicador de alunos matriculados da pesquisa Todos Pela Educação, o Ministério da Educação decidiu aumentar o número de escolas de Tempo Integral de 180 para 351 até o final de 2012. Além dessas 171 novas escolas, mais 1229 escolas públicas do Estado estão pré-selecionadas e têm até 15 de fevereiro para completarem o cadastro no Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação (FNDE) para se transformarem em escolas de tempo integral até 2014.

 

O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ao senador Wellington Dias e ao governador Wilson Martins durante audiência nesta quarta-feira (08/02) à noite.

 

Dias comemorou a decisão, pois segundo ele, a escola de horário integral aumenta a oferta de atividades que incluem reforço escolar, esporte e lazer, arte, cultura e direitos humanos, entre outras atividades.

 

“Para o desenvolvimento dessas ações complementares, o governo federal repassará recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo, equipamentos e material de apoio, segundo as atividades desenvolvidas e escolhidas por cada escola”, explicou.

 

A ampliação do número de escolas vai custar mais R$ 1,2 milhão ao Estado do Piauí, e o Ministério da Educação também vai ampliar o repasse per capita do Fundeb do Estado, de forma que as atividades da escola integral estejam garantidas.

 

O ministro Mercadante elogiou o Piauí pelo sucesso no número de matriculados e garantiu apoio do Governo Federal no projeto que leva tablets para todos os professores do ensino médio da rede pública de ensino ainda este ano. A cada ano, outros professores serão contemplados. “Também queremos um computador para cada aluno e vamos trabalhar junto com o MEC neste projeto”, explicou Dias.

 

Segundo o senador, o ministro também garantiu total apoio do MEC na expansão do ensino técnico e superior vinculado à Universidade Aberta e Escola Técnica Estadual. “Mercadante deve ir ao Piauí entre março e abril e pretende visitar Cocal dos Alves para conhecer as boas experiências educacionais dessa cidade”, afirmou o senador.

 

Em pronunciamento em Plenário, nesta quarta, o senador Wellington destacou o sucesso do Piauí na inclusão escolar de seus alunos e pediu mais recursos para a educação

 

Assessoria de Imprensa do senador Wellington Dias

To top