Estudo aponta crescimento do Brasil no setor de telecomunicações

País sobe 7 posições no ranking - é a 2ª nação “mais dinâmica” e ocupa a 4ª posição entre os que mais recebem receita de serviços de telecomunicações.

O Brasil é um dos países que mais progrediu no último ano no setor de telecomunicações. É o que aponta o relatório “Medindo a Sociedade de Informação”, realizado pela União Internacional das Telecomunicações (UIT), ligada a Organização das Nações Unidas (ONU). No estudo, que é considerado o “carro-chefe” da organização, o País se destacou como a segunda nação “mais dinâmica” e a quarta que mais receita recebe no mercado de serviços na área de telecomunicações.

Ao analisar o desenvolvimento das telecomunicações em 161 países, considerando a presença na sociedade, o progresso anual, o peso do setor na economia, as receitas obtidas e mais uma série de relações; o Brasil ficou com a 60ª posição do ranking geral. Entretanto, o relatório mostra que o País subiu 7 posições entre 2011 e 2010, o que justificou a consideração de segundo “mais dinâmico” do mundo por sua capacidade de ampliar e atualizar sua rede de telecomunicações. Neste campo, o País só ficou atrás do Cazaquistão.

Nas conclusões, o estudo destaca como principal motivo para esse crescimento acentuado a contínua queda dos preços dos serviços telefônicos e de banda larga de internet. Segundo o relatório, o preço global das TIC (tecnologias da comunicação e informação) caiu 30% entre 2008 e 2011, sendo que a maior queda de preço é relacionada aos serviços de banda larga de internet, 75%.

“Enquanto os preços nas economias desenvolvidas houve uma estabilização, os países em desenvolvimento continuam reduzindo seus custos em dois dígitos”, aponta o relatório. “Apesar disto, os serviços de banda larga ainda são caros nos países em desenvolvimento: no final de 2011, o preço mensal de um pacote de banda larga representava mais de 40% da renda mensal per capita”, completa.

Em relação às receitas pelos serviços de telecomunicação, o Brasil ocupa o quarto lugar no mundo, com um total de US$ 75,5 bilhões.  O País está atrás somente dos Estados Unidos, Japão e China.

O texto também analisa à contribuição que o setor faz à economia mundial: em 2010 as exportações totais das TIC representaram 12% do comércio mundial de mercadorias, número que alcançou 20% nos países em desenvolvimento. Segundo os dados da UIT, as receita globais dos serviços de telecomunicações alcançaram US$ 1,5 trilhão em 2010, o que representou 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.

A lista geral de países onde o mercado das telecomunicações está mais desenvolvido é liderada, pelo terceiro ano consecutivo, pela Coreia do Sul, seguida da Suécia, Dinamarca, Islândia, Finlândia, Holanda, Luxemburgo, Japão, Reino Unido (o único país novo entre os 10 primeiros), e Suíça.

Com informações da Agência EFE

To top