Uma análise realizada pela empresa AP/Exata no Twitter, com os chamados perfis de interferência – que são ativistas ou contratados – mostrou que a atuação de perfis falsos e robôs na rede social caiu após as eleições, mas ainda há uma quantidade significativa dessas contas agindo com mensagens a favor de Jair Bolsonaro (PSL), e contra Fernando Haddad. As informações são do jornal Folha.
O estudo coletou dados de 145 cidades brasileiras e mostra que o número de perfis de interferência mencionando Bolsonaro ou termos relacionados a ele caiu 73% entre a semana anterior ao segundo turno (de 22 a 28/10) e a primeira semana de dezembro (de 2 a 9/12). Já com Haddad e termos ligados ao PT e à esquerda, a queda foi de 94%.
De acordo com a amostragem, ainda há pelo menos 2.078 robôs, perfis falsos e militantes mencionando Jair Bolsonaro. Para o diretor de Big Data da AP/Exata, Sergio Denicoli, “o fato de ainda estarem em atividade mostra que provavelmente serão usados durante o governo na tentativa de moldar as narrativas e conseguir apoio para determinados temas”.