Patrimônio Nacional

Estudo mostra que estatais são lucrativas

Documento revela que argumentos do governo para promover desestatização são falsos
:: Rede Brasil Atual5 de março de 2018 09:38

Estudo mostra que estatais são lucrativas

:: Rede Brasil Atual5 de março de 2018

As empresas estatais federais dão lucro para a União. Essa é a conclusão do estudo produzido pelo Dieese. De acordo com Gustavo Teixeira, técnico da instituição, os argumentos do governo Temer para a desestatização são falsos e as empresas deveriam tomar decisões orientadas pelo interesse coletivo, não do capital.

Ele também rebate o argumento do presidente da Petrobras, Pedro Parente, de que a empresa precisa ser privatizada. Para o técnico do Dieese, a petrolífera nacional tem papel estratégico no desenvolvimento do Brasil.

“Os dados em nível internacional mostram que grande parte das reservas de petróleo estão sob o controle de empresas estatais. A Petrobras, com a nova política do governo Temer, abre mão de explorar reservas importantes do pré-sal e isso tem impacto na dependência dos combustíveis no nosso país. Estamos transferindo os direitos de exploração dessas reservas para estatais de outros países, assim abrimos mão da soberania e controle do produto fundamental na economia mundial”, critica.

Confira a íntegra da matéria

Leia também