Desgoverno

Explode a rejeição a Bolsonaro e seu governo, segundo pesquisa

A pesquisa também registra, pelo quinto levantamento consecutivo, liderança de Lula na preferência popular
Explode a rejeição a Bolsonaro e seu governo, segundo pesquisa

Foto: Site do PT

Em nova Pesquisa XP divulgada nesta terça-feira (17), Bolsonaro e seu governo continuam ladeira abaixo na percepção da população brasileira. A avaliação negativa de Bolsonaro chegou a 54% de ruim e péssimo, enquanto sua administração bateu em 63%.

A avaliação de ruim e péssimo de Bolsonaro cresce constantemente desde outubro de 2020, quando estava no patamar de 31%, segundo a pesquisa. No mês passado, o percentual havia saltado para 52% e agora voltou a subir chegando a 54%.

A pesquisa mostra a ineficácia da política de fake news, da tentativa de intimidação dos demais poderes e ameaças de golpe de Estado. Em especial, evidencia a percepção da sociedade sobre a criminosa condução do combate à pandemia, que resultou em quase 600 mil mortes.

Não bastasse a fotografia do momento, a expectativa negativa para o restante do mandato de Bolsonaro cresceu para 52%. Agravando a situação, as principais preocupações da sociedade apontadas pela pesquisa são a saúde, corrupção e educação. E 61% dos entrevistados afirmam que não votariam em Bolsonaro nas próximas eleições.

Lula volta a liderar intenção de voto

A nova rodada da pesquisa XP/Ipespe também registra continuidade na tendência de crescimento das intenções de voto no ex-presidente Lula. Pela quinta pesquisa consecutiva, Lula lidera com 40% da preferência popular contra apenas 24% de Bolsonaro.

A pesquisa também mostrou a aprovação da CPI da Covid, na contramão dos sistemáticos ataques governistas. Um total de 57% dos entrevistados aprova o trabalho dos senadores. A CPI tem avançado para responsabilizar Bolsonaro por diversos crimes na condução da pandemia.

To top