No primeiro dia de realização do Seminário Nacional de Comunicação PT Brasil 2023 (13) organizado pela Secretaria Nacional de Comunicação do PT, o painel “Mapa das Redes – Cartografia de Controvérsia” apresentado por Fernanda Sarkis, mestre em Comunicação Política pela Universidade do Porto, e Marcus Nogueira, sociólogo, apresentou o funcionamento das redes transnacionais da extrema direita e sua relação com o Brasil na política na formação das fake news.
A dupla é especialista em desnudar o modus operandi da extrema direita em espalhar milhares de desinformações. A este método muito bem organizado e orquestrado os pesquisadores chamaram de “ecossistema de desinformação“.
A religião é um dos fatores utilizados pela extrema direita para se aproximar da população conservadora, com o propósito de dialogar e falar o mesmo idioma que aquelas pessoas que creem. Segundo o casal, a direita disputa o arquétipo da mulher no imaginário daquelas pessoas que orbitam o universo conservador.
É o que explica Nogueira: “O embate está, sobretudo, na mulher, na absorção da imagem da Maria, porque a mulher é a batuta do comportamento que eles disputam. Por isso, é muito importante que não pode o aborto e a disputa da família porque é o enquadramento do patriarcado. Então, o ponto de fundo dessa disputa é que a mulher tem um papel absolutamente fundamental porque é a alma feminina que eles disputam como o arquétipo de Maria. Que Maria é que o Ocidente vai respeitar? É a Maria de todos os continentes ou é a única Maria com um único tipo de personalidade? Por isso, a mulher é fundamental nessa guerra cultural.”