Fábrica de iPad está pronta; tablet chega ao mercado em dezembro

:: Da redação13 de setembro de 2011 20:51

Fábrica de iPad está pronta; tablet chega ao mercado em dezembro

:: Da redação13 de setembro de 2011

Aloizio Mercadante afirma que a fábrica da Apple em Jundiaí (SP) está pronta para ser inaugurada e já produz iPads

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, informou nesta terça-feira (13/09) que a fábrica da Apple em Jundiaí (SP) está pronta para ser inaugurada e já produz iPads que chegarão ao mercado até dezembro, durante audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

“No início muitos duvidaram, mas será a primeira vez que a empresa produzirá iPads fora do território chinês. Estamos dando um grande passo para a inclusão digital no país”, afirmou. Mercadante informou ainda que o governo federal anunciará nos próximos dias o investimento em uma grande fábrica de games na Zona Franca de Manaus.

“A indústria de games tem faturamento maior e emprega cinco vezes mais que a de hardware, por exemplo. É uma fábrica de ponta que abrirá um mercado promissor para o Brasil”, resumiu, sem revelar o nome da empresa e mais detalhes do negócio.

A aposta em tecnologia e inovação é uma das metas previstas no Plano Brasil Maior, detalhada pelo ministro aos senadores na manhã desta terça-feira. Para ele, o país terá que investir nestas áreas se não quiser ser um mero exportador de commodities, como a soja e o suco de laranja.

Segundo números apresentados pelo ministro, o déficit comercial brasileiro no setor de tecnologias da informação e comunicação foi de R$ 18,9 milhões em 2010. Para reverter o quadro, ele anunciou medidas para fortalecer a indústria nacional e a cadeia produtiva, como a ampliação de linhas de financiamento do BNDES e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e o investimento no Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), empresa pública, com sede em Porto Alegre, especializada na produção de chips.

Agência Senado

Leia mais

Pinheiro quer tablets nas escolas públicas

Mercadante: Anúncio de fábrica de games em Manaus está próximo

Leia também