Falcão pede a militantes do PT que “continuem presentes” nas manifestações

Em defesa da democracia, o presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, emitiu uma nota no início da noite dessa quarta-feira (19) “conclamando” os militantes do partido para que continuem saindo às ruas “para impedir que a mídia conservadora e a direita possam influenciar, com suas pautas, as manifestações legítimas.” Falcão recomendou aos governantes que discutam soluções para o transporte público urbano e defendeu a reforma política, como resposta para a insatisfação que está na raiz dos protestos.

“A insatisfação de parcelas da juventude em relação às instituições e aos partidos políticos revela a necessidade de uma ampla reforma do sistema político e eleitoral em defesa do que vêm se batendo o PT e outras organizações da sociedade”, afirma o presidente do PT no texto. Atualmente, o partido encabeça uma campanha para a coleta de 1,5 milhão assinaturas para o Projeto de Iniciativa Popular pela Reforma Política. A base da proposta é o financiamento público das campanhas eleitorais.

Nesta quinta-feira (20), Rui Falcão, em sua página no Twitter (@rfalcao13), afirma que o PT irá participar da manifestação marcada para hoje em São Paulo, sem bandeiras do partido, para continuar a coleta de assinaturas pela reforma. “Vamos levar nossos cartazes pelo Financiamento Público, ao invés da bandeira do PT”, disse em resposta a um militante. “O PT vai pra rua junto com os jovens! A luta do povo é a luta do PT! #ondavermelha”, afirmou em outra publicação.

Outras bandeiras
O presidente do PT também defendeu o diálogo para a construção de medidas que atendam aos anseios da sociedade, como, por exemplo, um novo tratamento para a inconformidade da mídia conservadora e os movimentos. Esta pauta está alinhada com uma das bandeiras históricas do partido: a regulação da mídia.

Falcão ainda condenou os atos de violência e ressaltou as medidas adotadas pelo partido para tentar atender aos clamores pela redução do preço da passagem. “Na área de mobilidade urbana, que agora catalisa manifestações em centenas de cidades, várias conquistas ocorreram em governos do PT, como o Bilhete Único, pelo Governo Marta em São Paulo, que resultou na redução de 30% no custo do sistema. Bilhete este que será agora ampliado pelo prefeito Fernando Haddad, com validade mensal e novos ganhos para os usuários que ainda serão beneficiados com a decisão da abertura de corredores e duplicação de importantes vias de acesso à periferia.”

Confira a íntegra da nota

Catharine Rocha

Leia mais:
TVPT: Senadores defendem projeto de Reforma Política 

Reforma Política: conheça os folhetos explicativos da campanha

To top