Falta de rede reforça necessidade de segurança cibernética

Pinheiro disse que a interrupção da rede perturbou a reunião

Falta de rede reforça necessidade de segurança cibernética

ti

Os organizadores da Conferência Mundial de Telecomunicações (na sigla em inglês, WCIT-12) foram obrigados a informar, nessa quinta-feira (6/12), que incidentes levaram à interrupção da rede e interferência no site principal da União Internacional de Telecomunicações (UIT), braço da ONU, responsável pelo evento. O incidente, segundo o senador Walter Pinheiro (PT/BA), que participa das discussões da reforma dos Regulamentos Internacionais de Telecomunicações (ITRs) – normas internacionais que orientam as negociações comerciais e técnicas no setor das telecomunicações –, perturbou a reunião final de um dos cinco Grupos de Trabalho do Comitê.

Alguns delegados ficaram frustrados por não conseguir acessar alguns dos documentos on line de trabalho, que estavam sendo considerados pela reunião. No entanto, um espírito de camaradagem prevaleceu, com aqueles que tiveram acesso em tempo real e versões dos textos foram compartilhados com outros delegados, a fim de manter as discussões em frente. Alguns grupos de hackers estão reivindicando responsabilidade, também informa os organizadores do encontro, que prossegue até o dia 14 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes.

Como medida de contingência, o tráfego de rede foi redirecionado para um site de backup hospedado em outra região geográfica. Os organizadores notaram um aumento significativo no tráfego de rede gerado pela atenção mundial em torno WCIT-12 e, em particular, o interesse do público nos documentos de conferência e webcasts (transmissão de áudio e vídeo) do processo da Conferência. O baixo desempenho foi experimentado por duas horas antes da operação normal ser restaurada.

Conferência sem papel

Em linha com o compromisso da UIT com a responsabilidade ambiental, WCIT-12 é uma conferência sem papel, com delegados capazes de acessar as versões atualizadas de todos os textos, através de uma plataforma on line. A decisão de dispensar seis cópias das centenas de propostas em discussão está economizando cerca de 250.000 kg de emissões de CO2 equivalente. Enquanto novas medidas técnicas têm sido postas em prática para garantir que o sistema digital continue a funcionar, a conferência pode reverter para o processamento de papel, se necessário, para garantir discussões proceder de acordo com o conjunto de calendário apertado para a negociação do novo tratado.

O secretário-geral da UIT, Hamadoun Touré, disse que as ameaças feitas contra a conferência por grupos criminosos cibernéticos vão contra os princípios da liberdade de expressão e de acesso irrestrito à informação de que a conferência WCIT-12 tem se esforçado para defender. “É irônico que as mesmas pessoas que dizem estar lutando por uma Internet livre estão impedindo as pessoas no mundo a tentar seguir o evento on line, de conseguir o acesso”, avaliou.

WCIT-12

A Conferência está sendo realizada para renegociar o ITR. Cerca de 2.000 delegados e mais de 100 jornalistas da imprensa local e internacional estão trabalhando no evento. Até 2.000 pessoas por sessão estão seguindo as transmissões ao vivo e arquivadas multilingues do evento, com uma exposição no Twitter estimada em mais de 35 milhões de pessoas.

Com informações do site oficial da UIT e assessoria do senador Walter Pinheiro

Leia mais:

ONU: Brasil apresenta propostas para as Telecomunicaçõe

Pinheiro participa de abertura de evento mundial sobre telecomunicações

Brasil levará propostas para evento da ONU sobre telecomunicações


To top