No segundo semestre de 2011, os beneficiários do Programa Bolsa Família alcançaram novo recorde no acompanhamento de saúde. Nada menos que 71,85% das famílias atenderam as contrapartidas exigidas. No primeiro semestre já havia sido muito bom, com 70,2% de cumprimento.
O resultado conquistado agora é o melhor desde 2005, quando o monitoramento do programa começou. O acompanhamento em saúde é um dos compromissos assumidos pelos beneficiários do Bolsa Família e pelo poder público.
Entre os estados, 22 registraram percentuais mais elevados nesse último período. Deles, 15 tiveram índices superiores à média nacional, com destaque para Roraima, Amazonas, Paraná e Piauí, que chegaram a porcentagens superiores a 80%.
A região Norte apresentou aumento de mais de cinco pontos percentuais, passando de 70,1% para 75,3%, do primeiro para o segundo semestre. O estado com melhor desempenho entre os nortistas foi o Pará, com crescimento de sete pontos percentuais. Rio de Janeiro e Espírito Santo tiveram aumento superior a três pontos percentuais e são os destaques da região Sudeste, que apresenta os maiores números absolutos de pessoas acompanhadas.
Condicionalidades – As famílias atendidas pelo Bolsa Família precisam cumprir alguns compromissos. Entre eles, o de cumprir a agenda de vacinação e acompanhar o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos. Os compromissos também incluem acompanhamento médico para as mulheres entre
As famílias que tiverem dificuldades no cumprimento devem buscar orientações com o poder público, que deve desenvolver ações para garantir o acompanhamento da família. Caso não seja possível reverter o descumprimento, o benefício pode ser bloqueado, suspenso ou, em última instância, cancelado.
Mais informações:
0800 707 2003
Com informações da Secom – Em Questão