Famílias do Bolsa Família têm atenção recorde no acompanhamento de saúde

No segundo semestre de 2011, os beneficiários do Programa Bolsa Família alcançaram novo recorde no acompanhamento de saúde. Nada menos que 71,85% das famílias atenderam as contrapartidas exigidas. No primeiro semestre já havia sido muito bom, com 70,2% de cumprimento.  

O resultado conquistado agora é o melhor desde 2005, quando o monitoramento do programa começou. O acompanhamento em saúde é um dos compromissos assumidos pelos beneficiários do Bolsa Família e pelo poder público.

Entre os estados, 22 registraram percentuais mais elevados nesse último período. Deles, 15 tiveram índices superiores à média nacional, com destaque para Roraima, Amazonas, Paraná e Piauí, que chegaram a porcentagens superiores a 80%. 

A região Norte apresentou aumento de mais de cinco pontos percentuais, passando de 70,1% para 75,3%, do primeiro para o segundo semestre. O estado com melhor desempenho entre os nortistas foi o Pará, com crescimento de sete pontos percentuais.  Rio de Janeiro e Espírito Santo tiveram aumento superior a três pontos percentuais e são os destaques da região Sudeste, que apresenta os maiores números absolutos de pessoas acompanhadas. 

Condicionalidades – As famílias atendidas pelo Bolsa Família precisam cumprir alguns compromissos. Entre eles, o de cumprir a agenda de vacinação e acompanhar o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos. Os compromissos também incluem acompanhamento médico para as mulheres entre 14 a 44 anos e que gestantes e nutrizes devem fazer pré-natal e acompanhar sua saúde e a do bebê.

As famílias que tiverem dificuldades no cumprimento devem buscar orientações com o poder público, que deve desenvolver ações para garantir o acompanhamento da família. Caso não seja possível reverter o descumprimento, o benefício pode ser bloqueado, suspenso ou, em última instância, cancelado.

Mais informações:

www.mds.gov.br/bolsafamilia

0800 707 2003

Com informações da Secom – Em Questão

To top