Farmácia Popular: cresce 60% a oferta de medicamentos para asma

Desde o início da gratuidade, 47,4 mil pessoas retiraram medicamentos para asma em mais de mil municípios que contam com o Farmácia Popular.

Desde o início da gratuidade, 47,4 mil pessoas já retiraram os medicamentos para asma em mais de mil municípios de extrema pobreza que contam com o programa Farmácia Popular.

O Ministério da Saúde começou a distribuir, gratuitamente, em junho, os medicamentos para asma. A estratégia faz parte das ações do Plano Brasil Sem Miséria. Desde então, 83.388 mil pessoas em todo o país já retiraram os medicamentos nas farmácias populares, representando um aumento de 60% do acesso, se comparado ao mesmo período antes da gratuidade.

Deste total, mais da metade das pessoas atendidas vivem em municípios de extrema pobreza. Nos primeiros 35 dias da ação, 47,4 mil pessoas retiraram os medicamentos em 1.084 municípios em situação de miséria que contam com a ação Saúde Não Tem Preço, do programa Farmácia Popular.

Os dados revelam que o principal objetivo da ação que é combater à miséria na primeira infância e beneficiar especialmente a saúde de crianças que vivem nessa situação, está sendo alcançado. E para ampliar ainda mais a assistência nos municípios do Brasil Sem Miséria, o Ministério da Saúde priorizou o credenciamento de farmácias privadas com interesse em participar do programa nessas localidades.

A expectativa é ampliar a cobertura do programa Farmácia Popular – para os 2.365 municípios que integram o plano – até 2014.

“A gratuidade dos medicamentos para asma é um forte mecanismo de transferência de renda. Além de auxiliar as famílias, principalmente as mais carentes, a direcionarem seus recursos para outras necessidades, como alimentação”, afirma o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica, José Miguel do Nascimento Júnior.

Saúde Não tem Preço
Até o dia 4 de junho, o governo federal arcava com 90% do custo dos remédios e os consumidores com 10%. Agora, o cidadão pode retirar, gratuitamente, três medicamentos para asma em dez apresentações. Os antiasmáticos brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol agora fazem parte da ação Saúde Não Tem Preço, ao lado de 11 medicamentos para hipertensão e diabetes, ofertados de graça, desde fevereiro do ano passado.

O sulfato de salbutamol é oferecido, gratuitamente, nas 555 unidades próprias, em duas apresentações. Já nas mais de 20 mil da rede privada, conveniadas ao programa Aqui Tem Farmácia Popular, são ofertados os três medicamentos, em oito apresentações.

Para retirar os medicamentos, basta apresentar documento com foto, CPF e a receita médica dentro do prazo de validade.

A inclusão dos medicamentos para asma no programa aconteceu – após a gratuidade da hipertensão e diabetes (em 2011) – depois de o ministério perceber que a venda dos medicamentos para esta doença ter apresentado o maior crescimento nas farmácias populares, chegando a 322%, entre fevereiro de 2011 e abril de 2012.

Além disso, a asma está entre as doenças crônicas não transmissíveis, consideradas importantes do ponto de vista epidemiológico, com ações previstas no “Plano de Ações Estratégicas Para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, 2011- 2022”.

Medicamentos ofertados na rede privada

MEDICAMENTO INCLUÍDO NO PROGRAMA

APRESENTAÇÃO

Brometo de ipratrópio

0,02 mg
0,25 mg

Dirpoprionato de beclometasona

200 mcg/dose
200 mcg/cápsula
250 mcg
50 mcg

Sulfato de salbutamol

100 mcg
5 mg/ml

 Medicamentos ofertados na rede própria

Sulfato de salbutamol

2 mg
2 mg/5ml

Ministério da Saúde

To top