Fátima Bezerra alerta para ameaça à universidade pública no Brasil

Fátima Bezerra alerta para ameaça à universidade pública no Brasil

Fátima: querem vender não só a energia, mas também a água, o espaço aéreo, as estradas e a joia da coroa, que é o pré-sal, com todas as consequências que isso trará para EducaçãoPara a senadora Fátima Bezerra, “o governo ilegítimo de Michel Temer quer fazer o que Fernando Henrique não conseguiu nos anos 90: vender o Brasil”. O alerta da parlamentar foi dado a profissionais de educação em Natal (RN), nessa sexta-feira (5), durante o XII Encontro Nacional da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PROIFES-Federação).

“Querem vender não só a energia, mas também a água, o espaço aéreo, as estradas e a joia da coroa, que é o pré-sal, com todas as consequências que isso trará para Educação. É dentro desse contexto que está colocada a universidade pública”, explicou a senadora, já que os recursos da exploração são destinados principalmente a essa área”, disse a petista.

“Isso passa por a gente não abrir mão de algo essencial que é o direito à educação pública e à universidade pública”, emendou.

Ela comentou ainda sobre as políticas do setor que já foram atacadas pelo governo Temer. Entre elas, o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, o Pronatec, o Ciência Sem Fronteira, o Portal dos Diplomas, o Ideb, o Enem e o Fies. Não bastassem esses retrocessos, a senadora lembrou, com destaque, de uma das piores medidas da gestão golpista: a PEC 241, que visa conter os gastos nas áreas sociais pelos próximos 20 anos.

Ao final de sua fala, professores de todo o país gritaram “Fora Temer”.

A senadora informou ainda que o Fórum Nacional de Educação se articula para reunião no próximo dia 17 em Brasília para tratar da agenda de lutas.

O encontro segue até a terça-feira (9), no Magestic Hotel.

Com informações da assessoria da senadora Fátima Bezerra

 

Leia mais:

 

Humberto aciona STF contra projeto de Temer que congela verba da área social

To top