Fátima: Petrobras não deve pensar apenas em corte de custos e ampliação de dividendos para os seus acionistasA decisão da Petrobras de encerrar as atividades da Usina de Processamento de Biodiesel, localizada lá no Polo Industrial de Guamaré, no Rio Grande do Norte, foi lamentada pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN). Da tribuna do Senado, nesta terça-feira (6), a parlamentar afirmou que pedirá ao presidente da empresa, Aldemir Bendine, que reconsidere a decisão.
“E não só reconsiderar essa decisão de fechar a usina de processamento de biodiesel, mas, também, discutir com o Presidente da Petrobras sobre os investimentos em curso da Petrobras no Rio Grande do Norte”, acrescentou a senadora.
A parlamentar reconhece que a empresa, após sucessivas denúncias de escândalo interno, passa por momentos de dificuldade. No entanto, ela acredita que “nada disso” justifica a decisão da empresa de diminuir os investimentos locais.
Segundo Fátima, o fechamento gerará muito prejuízo para o Estado. “Entendemos que uma empresa como a Petrobras deve pensar, sobretudo, em fomentar o desenvolvimento nacional com sustentabilidade e este deve ser, inclusive, o eixo de qualquer plano de negócios que venha a ser adotado e não um plano de negócios que venha na ótica de pensar apenas em corte de custos e ampliação de dividendos para os seus acionistas”, justificou.
Se confirmada, a audiência com Bendine deverá contar com representantes dos trabalhadores e do setor produtivo, além de parlamentares, autoridades locais e do ministro do Turismo, o potiguar Henrique Eduardo Alves. “É uma audiência que deve reunir a sociedade civil e a classe política como um todo, em um gesto de unidade”, afirmou.
Leia mais:
Petrobras se mantém entre as maiores petrolíferas do mundo, diz revista Fortune