Fátima Bezerra

Senadora nas redes: Site | Facebook | Twitter | Youtube

O Senado ganhou mais um importante quadro na defesa da educação em 2015, com a chegada da senadora Fátima Bezerra, eleita pelo PT do Rio Grande do Norte com 808.055 votos, ou 54,86% dos votos válidos. A nova integrante da bancada feminina do PT é pedagoga e vai manter a educação como tema como prioridade de seu mandato nos próximos oito anos, depois de dois mandatos como deputada estadual e mais dois como uma das deputadas federais mais aguerridas da Câmara dos Deputados.

Em 2017, foi eleita presidenta da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado.

Paraibana de Nova Palmeira, Fátima adotou Natal ainda na juventude, nos anos 70, quando se mudou para a capital potiguar para estudar na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, local de seus primeiros passos na política. Participou do congresso que marcou a reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Salvador, e do Encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no Rio de Janeiro, que celebrou a volta dos primeiros exilados pela ditadura militar ao Brasil.

No começo dos anos 80, tornou-se professora da rede estadual e da prefeitura de Natal, destacando-se como fundadora, e vice-presidente e presidente, da Associação dos Orientadores Educacionais; e como secretária-geral da Associação dos Professores; além de ter sido duas vezes presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte e uma das fundadoras também do Fórum Estadual dos Servidores Públicos.

Filiada ao PT desde 1981, Fátima Bezerra elegeu-se deputada estadual por dois mandatos, em 1994 e 1998. Na Assembleia Legislativa potiguar, foi presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Interior. Por sua atuação, recebeu do Comitê de Imprensa da Assembleia os títulos de Parlamentar do Ano de 1996 e de melhor Parlamentar da Legislatura 1995-1998.

Na Câmara, suas participações mais importantes ocorreram quando a hoje senadora foi designada relatora da Medida Provisória (339/06) que regulamentou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Em suas missões como parlamentar, representou o Brasil na IV Conferência Mundial sobre a Mulher (Beijing, 1995) e no I e II Fórum Social Mundial (Porto Alegre, 2001 e 2002). Também participou do Encontro Internacional em Solidariedade às Mulheres Cubanas (Havana, 1998). Integra o Diretório Estadual e a Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores.

Fale com a senadora
Senado Federal – Ala Senador Teotônio Vilela Gabinete 03
Telefones: (61) 3303- 1777/1884 – Fax: (61) 3303-1701
E-mail: [email protected]

To top