Para Fátima, programa é mais do que ação afirmativa: é conquista da cidadania

Para Fátima, programa é mais do que ação afirmativa: é conquista da cidadania

Fátima: A maior riqueza desse programa é quando a mãe vai no banco receber seu dinheiro, que é dela, e ela sabe que não deve favor a ninguémA senadora Fátima Bezerra (PT-RN) também ocupou a tribuna do Senado, no começo da noite desta terça-feira (20), para comemorar os 12 anos do maior programa de inclusão social que se tem notícia, o Bolsa Família, responsável por beneficiar 14 milhões de famílias e quase 50 milhões de pessoas. “A maior riqueza desse programa é quando a mãe vai no banco receber seu dinheiro, que é dela, e ela sabe que não deve favor a ninguém”, afirmou.

Fátima disse que o presidente Lula fez a melhor opção quando decidiu que o Bolsa Família deveria, antes de tudo, empoderar as pessoas. Ao mesmo tempo, o programa provocou outros efeitos positivos na área de saúde e de educação, aumentando exponencialmente os percentuais relativos ao acesso e permanência na escola e cuidados básicos de saúde, cujo acompanhamento das crianças é feito desde o nascimento.

“O Bolsa Família é uma ação afirmativa, tem seu caráter assistencial, mas é uma conquista do cidadão, que não fica dependente desse ou daquele gestor. Isso é o mais importante”, disse Fátima.

A senadora, em seu discurso, destacou que o programa é fundamental para a família de baixa renda, as que vivem em situação de vulnerabilidade social, e ter todo o mês assegurado aquele dinheirinho é muito importante para elas. “Por isso o programa coloca por terra aqueles, alguns de má fé; outros, na verdade, por má intenção e preconceito mesmo, que ficam dizendo que o Bolsa Família é para tornar as pessoas preguiçosas, que o Brasil não é para dar migalhas, não é para dar esmola. O Bolsa Família não é esmola coisíssima nenhuma”, afirmou.

Fátima Bezerra tem convicção que o Bolsa Família é uma das maiores conquistas do povo brasileiro. Aqueles que  criticam dizendo que não há controle, até mesmo nisso são obrigados a engolir o preconceito, porque pesquisas mostram e comprovam que esses mitos, um a um, vão caindo por terra. Todo santo dia. 

Marcello Antunes

 

Leia mais:

Querer reduzir a importância do Bolsa Família é uma injustiça, diz Viana

 

Humberto comemora 12 anos do mais bem sucedido programa de distribuição de renda do mundo

To top