Fernando Ferro quer distribuição mais democrática da publicidade oficial

O deputado Fernando Ferro (PT-PE) defende a revisão da distribuição de verbas publicitárias oficiais para a mídia. Segundo ele, a descentralização dos receptores do dinheiro da publicidade oficial já foi iniciada quando o Governo incorporou no mailing dos meios de comunicação do Estado brasileiro desde redes regionais até o sistema de rádios comunitárias e jornais espalhados por diversas regiões do Brasil. “Apesar da mudança, ainda é profundamente concentrada a distribuição das verbas oficiais de comunicação”, diz o deputado.

Dados levantados por Fernando Ferro mostram que dos R$ 161 milhões repassados à emissoras de rádios, TV, jornais, revistas e sites, desde o início do governo Dilma, R$ 50 milhões foram destinados apenas para a TV Globo, quase um terço de toda a verba – ao todo,  o Sistema Globo de Comunicações recebeu R$ 55 milhões.  A revista Veja recebeu R$ 1,3 milhão; e os veículos on-lines da Editora Abril receberam mais R$ 353 mil. A revista Carta Capital recebeu, no mesmo período, R$ 119 mil.

“Não se trata apenas de regular os meios de comunicação, devemos promover uma justa redistribuição das verbas publicitárias do Governo”, diz ele ao explicar que o levantamento não inclui os repasses das verbas publicitárias das empresas estatais de economia mista, como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES, Correios, Grupo Eletrobrás, Petrobrás, etc.

Com informações do PT da Câmara

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