Na Cúpula Climática

Filme sobre o MST substitui discurso de Bolsonaro na ONU

"O que é Agroecologia" conta sobre o trabalho de conservação de sementes crioulas pelo MST
Filme sobre o MST substitui discurso de Bolsonaro na ONU

Foto: Reprodução

Com mais de 50 mil visualizações em 19 dias de competição, o curta-metragem “O Que é Agroecologia“, produzido por Rafael Forsetto e Kiane Assis, venceu a categoria “Soluções naturais para alimentação e saúde humana” do Global Youth Video Challenge, concurso audiovisual das Nações Unidas, e será exibido nesta segunda-feira (23) na Cúpula Climática da organização, em Nova York, um dia antes da Assembleia Geral da ONU, que será na terça (24).

Realizado de maneira completamente independente pelo casal curitibano, o filme conta sobre o trabalho de plantação e conservação de sementes crioulas pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no Assentamento do Contestado, localizado a cerca de 60 km de Curitiba.

Vencedor do concurso da ONU, “O que é Agroecologia” irá substituir o discurso do Brasil no evento desta terça, já que o país comandado pelo descontrolado Jair Bolsonaro não foi incluído na lista dos que vão ter direito a fala durante a Cúpula por não apresentar “metas ambiciosas” para a contenção do aquecimento global.

De certa maneira, isto significa que o nosso curta metragem de apenas 3 minutos sobre agroecologia no Assentamento do Contestado demonstrou maior compromisso com o meio ambiente do que o discurso oficial preparado pelo governo brasileiro. Um contraste bem interessante”, contou um dos diretores do curta, Rafael Forsetto, em entrevista à Fórum.

Forsetto também compartilhou que, antes de ir à campo para iniciar as filmagens, tanto ele quanto a namorada, Kiane Assis, tinham ideias equivocadas sobre o assunto. “Admito que antes de visitar, tínhamos uma ideia completamente diferente do que era e o Movimento e o que seus membros faziam, pois a grande mídia não costuma mostrar o MST de maneira positiva”, revelou o diretor, que disse ter mudado de opinião conforme foi conhecendo mais sobre o trabalho do Movimento.

“Passamos um dia todo conhecendo as plantações, a escola, o centro cultural, a cooperativa, e outras instalações do assentamento. O trabalho realizado lá é fantástico e ficamos muito impressionados com a preocupação que eles têm com a natureza, a educação e o bem-estar”, acrescentou. “Depois de passar um dia lá conhecendo, não tínhamos nenhuma dúvida que este era o tema que precisávamos mostrar ao mundo”, concluiu.

Além da Cúpula Climática do Secretário Geral das Nações Unidas, em Nova York, o vídeo também passará em dezembro deste ano na Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP 25), em Santiago, no Chile. Nesse último evento, que é considerado o grande palco de debate mundial sobre mudança climática, Forsetto estará presente como convidado e irá receber o reconhecimento oficial de campeão em uma cerimônia para os vencedores.

Atualmente, o vídeo possui narração e legenda em inglês. No entanto, os produtores informaram que em breve vão disponibilizar o curta com áudio em português.

Confira a íntegra da matéria

To top