Financiamento público é característica de democracia consolidada

O financiamento público das campanhas eleitorais é um elemento essencial ao fortalecimento do sistema político brasileiro. “O financiamento público é uma característica das democracias consolidadas”, afirma o senador José Pimentel (PT-CE), líder do governo no Congresso e autor de um voto em separado favorável à matéria que atualmente tramita no Senado.

Em entrevista à Rádio Senado, Pimentel lembrou que o financiamento público das campanhas permite desatrelar as candidaturas da necessidade das contrapartidas aos financiadores privados. “Basta ver que sempre que se tem uma denúncia contra ocupante de cargo eletivo, destaca-se a figura do financiador”.

Para o senador, o modelo de financiamento de campanhas é estruturante do sistema político eleitoral. O financiamento público — cuja instituição deve ser acompanhada da criação de mecanismos de fiscalização e controle — contribui para o fortalecimento da identidade das diversas agremiações políticas. “A fragilidade dos partidos é uma das origens das crises políticas, não só no Brasil”.

O financiamento público de campanha voltará a ser discutido na Comissão de Constituição e Justiça e, posteriormente, será apreciado no Plenário do Senado.

Ouça a entrevista do senador José Pimentel

{play}images/stories/audio/pimentel_reforma_politica_1509.mp3{/play}

Clique com o botão direito para baixar o áudio

To top