Foro de SP divulga nota em defesa de Lugo e da democracia no Paraguai

O Foro de São Paulo (FSP), que reúne partidos políticos e organizações não governamentais de esquerda da América Latina e Caribe, divulgou hoje (22/06) uma nota em que condena a tentativa de golpe contra o presidente do Paraguai, Fernando Lugo.   Segundo a nota, a oposição Paraguai está tentando “aplicar um verdadeiro golpe de Estado disfarçado de impeachment”.

“Condenamos esta manobra e manifestamos nossa solidariedade a Fernando Lugo, à esquerda e a todo o povo paraguaio, que, nas últimas eleições, decidiu soberanamente por mudanças na condução de seu país”. O Foro de São Paulo convocou, na nota, todos os partidos de esquerda para uma mobilização em defesa da democracia no Paraguai e contra o golpe.

Congresso Brasileiro – Nesta sexta-feira (22) o presidente do Senado e do Congresso brasileiros, senador José Sarney (PMDB-AP), afirmou que o modo como vem sendo conduzido o processo de impeachment que pode levar à cassação do mandato do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, é “péssimo para América Latina”.

“É péssimo para a América Latina, pois já estamos tendo alguns países que estão tendo práticas que não são muito democráticas. De maneira que agora, exacerbando a nível de derrubar um presidente, mostra que alguma coisa está errada na democracia do continente”, afirmou Sarney.

Na quinta (21/06) o Congresso paraguaio aprovou a abertura de um processo “relâmpago” contra Lugo, sob acusação de mau desempenho das funções e de ser responsável por uma operação policial que terminou com 17 mortos, entre policiais e integrantes de movimentos sociais, na semana passada no interior do país.

José Sarney citou ainda o processo de impeachment contra o ex-presidente e atual senador Fernando Collor e afirmou que a ação contra Lugo está correndo de forma rápida. “Pela celeridade [com] que esse processo está marchando, realmente não pode assegurar o amplo direito de defesa que devem ter todos os submetidos a processos dessa natureza. Nós tivemos no Brasil e seguimos todo o rito que a lei determinava. Levou bastante tempo para que fosse concluído.”

Para o senador, a reunião de chanceleres de diversos países, da qual participa o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, pode ajudar a situação. “Devemos fazer tudo para que isso não possa acontecer.”

Em nota enviada na noite desta quinta (21/06), a representação brasileira no Parlamento do Mercosul afirmou que “a institucionalidade democrática deve ser preservada em qualquer situação”.

Impeachment –  O processo de impeachment ocorreu de forma muito rápida. A votação foi realizada na Câmara na manhã de quinta-feira. À tarde, o Senado definiu as regras do processo. A votação sobre se o presidente poderá ou não permanecer no poder será realizada às 17h30 desta sexta-feira (horário de Brasília).

A presidenta Dilma Rousseff informou, por meio de sua assessoria, que acompanha com “apreensão” a situação política no Paraguai.  O sentimento dentro do governo brasileiro, embora ainda ninguém do entorno da presidente fale em público, é que o “impeachment” de Lugo teria o efeito de um golpe de Estado – pela rapidez e forma com que está sendo conduzido. O Brasil deverá reagir condenando tal desfecho.

 

Equipe PT na Câmara, com agências

To top