Resposta a Bolsonaro

Fraude foi Sergio Moro afastar Lula quando liderava a eleição

"Bolsonaro ataca o Congresso e o Judiciário e volta a propagar mentiras e absurdos", critica Humberto Costa
Fraude foi Sergio Moro afastar Lula quando liderava a eleição

Foto: Alessandro Dantas

As  novas bravatas disparadas por Jair Bolsonaro sobre o resultado das eleições presidenciais de 2018 para fugir da grave  realidade econômica do país foram duramente criticadas pelo senador Humberto Costa (PT-PE). O parlamentar afirmou, nesta  terça-feira (10), que, se a disputa nas urnas foi fraudada, a trapaça  foi praticada pelo então juiz Sergio Moro, que tirou Lula da disputa no  1º turno quando ele liderava todas as pesquisas de intenção de voto,  favorecendo a vitória de quem hoje ele serve.

Humberto disse que todo esse discurso de histeria usado por  bolsonaristas, incluindo os ataques contra outros poderes da República,  serve para tirar o foco da incompetência completa do governo, que está  afundando o país numa crise sem precedentes.

“Enquanto o Brasil vive o caos, com uma sequência negativa histórica de vários indicadores econômicos, o presidente aposta no  enfrentamento. Ao invés de procurar unir a nação e buscar soluções, ele ataca o Congresso Nacional e o Judiciário e, junto com as suas falanges, volta a propagar mentiras e absurdos. É um nível de  populismo da época da campanha”, criticou.

Para o senador, o despreparo e a incompetência de Bolsonaro,  aliados à turbulência internacional, resultaram no tombo do século da  Bolsa; na saída recorde de capital estrangeiro, no maior valor nominal  do dólar da história, na perda de R$ 90 bilhões da  Petrobras em um só dia; na elevação do risco Brasil a níveis de 2002 e  fizeram o Banco Central torrar as nossas reservas internacionais.

“Enquanto o mundo desabava, o presidente estava pintando quadros  nos EUA para Romero Brito. Bolsonaro passou 28 anos na Câmara dos  Deputados sem fazer nada pelo país. E, como presidente, ele está há um  ano e meio acabando com o país. Que o seu governo  acabe antes que ele acabe com Brasil”, declarou.

O parlamentar também disparou críticas a Paulo Guedes, que, segundo  ele, sumiu recentemente porque foi pego na própria incompetência, sem  qualquer projeto de como enfrentar a crise. “Ele cortou direitos  aprovando reformas canhestras e o país não obteve  resultado algum. A economia cresce como se fosse voo de galinha,  enquanto a desigualdade e miséria aumentam drasticamente. Há filas no  INSS. Há filas no Bolsa Família, com mais de um milhão de excluídos,  principalmente no Nordeste. Um verdadeiro caos”, ressaltou.

Confira a íntegra da matéria

To top