Abandono e descaso

Gleisi: descaso do governo compromete transposição

A presidenta nacional PT lembrou, nesta segunda-feira (2), que a “transposição do São Francisco é sonho dos nordestinos que Lula e Dilma tiraram do papel”

Gleisi transpósição São Francisco

Gleisi: descaso do governo compromete transposição

Foto: Ricardo Stuckert

A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, reforçou hoje a gravidade do descaso de Bolsonaro em relação às obras da transposição do Rio São Francisco. “A transposição do São Francisco é o sonho dos nordestinos que Lula e Dilma tiraram do papel em 150 anos de promessas. Domingo estivemos lá para denunciar o abandono e descaso do atual governo. Se há problemas, têm de ser corrigidos, se não vira crime contra o povo”, ressaltou Gleisi.

No último domingo (1), durante o ato de encerramento da Caravana Lula Livre com Fernando Haddad no Nordeste, as lideranças políticas do PT também teceram críticas aos retrocessos de Jair por conta da interrupção das obras da transposição. Na ocasião, Fernando Haddad destacou a importância da retomada das obras.

“Isso aqui não é uma torneira que você abre e você fecha, se a água parar de passar pelo canal, o canal vai deteriorar. Essa é a obra mais importante para a região, que já cresceu tanto com o que Lula e Dilma fizeram. Com eles, o Nordeste chegou a crescer mais de 10% por ano, mas Bolsonaro quer destruir porque ele não tem projeto para o país”.

Os governos petistas de Lula e Dilma tornaram realidade a transposição do Rio São Francisco para que a água pudesse chegar aos povos que necessitavam. No entanto, a manutenção e continuidade das obras não permaneceram como prioridade no governo de Michel Temer (MDB). A situação se agravou ainda mais com Bolsonaro à frente do comando do país, já que ele autorizou a interrupção do bombeamento no trecho paraibano e pretende privatizar a mega obra.

Sobre a privatização, a presidenta nacional do PT afirmou, na manifestação de domingo (1), que o povo deve lutar. “Bolsonaro quer privatizar a transposição, não vai, aqui tem luta, o povo nordestino irá resistir, essa obra tem que continuar para beneficio de todos. Nós estaremos ao lado de vocês nesta luta”.

Da Redação da Agência PT de Notícias

To top