Gleisi Hoffmann reitera repúdio à brutalidade policial contra professores

Em artigo no site Notícias Paraná, a senadora Gleisi Hoffmann volta a se manifestar sobre a violência contra professores do Paraná, na semana passada. Ela reitera, ainda, querer que o governador Beto Richa responda pelo uso excessivo da força promovida pela polícia do Estado.

Veja, abaixo, a íntegra do artigo:

 

Massacre do Centro Cívico – Gleisi Hoffmann

O país não poderia se calar diante do massacre que aconteceu em Curitiba no último dia 29. E não se calou. Manifestações vindas de todo o Brasil condenam, veementemente, a violência excessiva e a repressão da polícia contra os professores que protestavam pelos seus direitos diante da Assembleia Legislativa do Estado. Neste dia, um governador despreparado, autoritário e covarde manchou a história do Paraná.

As cenas de selvageria registradas no Centro Cívico percorreram o mundo gerando fortes reações de revolta, indignação e, principalmente, de apoio aos trabalhadores que foram tratados de forma arbitrária. Entre os defensores, a Anistia Internacional pede que a violência seja investigada, de forma célere e independente, e que as autoridades do alto escalão também sejam responsabilizadas pelo que ocorreu.

Para a Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, as cenas de horror aconteceram em virtude da incapacidade de gerenciamento da situação por parte do comando da Polícia Militar, e de seu comandante maior, o governador do estado do Paraná, Beto Richa.

Governador que, ao invés de reconhecer publicamente a barbárie, tenta desvirtuar os fatos culpando arruaceiros e black blocs pelo confronto. Por que tanta mentira?  Por que tanta truculência? Nossos professores não são bandidos. Eles estavam lá para lutar por um direito da categoria. Em uma democracia, o direito de protesto é legítimo e não pode ser respondido com violência e com repressão. Espero, sinceramente, que o partido do governador, em nível nacional, também repudie o que nós vivenciamos no Paraná.

Quero expressar a minha profunda tristeza e solidariedade aos professores e dizer que não vamos ficar só nesta manifestação. Já convocamos a presença do governador Beto Richa e do secretário de Segurança do Estado, Fernando Francischini, em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal nesta quarta-feira (06).

Queremos que o governador responda pelos atos que cometeu. Além disso, entraremos com medida judicial contra a aprovação do projeto na Assembleia Legislativa, porque é uma decisão ilegal, sem a anuência do Ministério da Previdência.

Não podemos permitir que o Governo do Paraná faça uso da repressão contra trabalhadores e trabalhadoras e resolva seus problemas de caixa gastando os recursos da previdência dos servidores públicos. O governador ignorou todos os alertas do governo federal sobre o agravamento do descontrole das finanças públicas do Paraná. Quebrou o Paraná. Não teve competência para fazer o debate com os trabalhadores. E, agora, mente e foge da sua responsabilidade diante do massacre do Centro Cívico.

Vamos, sim, buscar justiça. As cenas que presenciamos no dia 29 vão ficar para sempre na nossa memória e envergonham muito a história do Paraná. Mas, vamos lutar para que elas jamais se repitam. Não podemos permitir qualquer tipo de retrocesso democrático em nosso país.

Gleisi Hoffmann é senadora pelo Paraná. Foi diretora financeira da Itaipu Binacional e Ministra-Chefe da Casa Civil.

To top