Gleisi Hoffmann

Senadora nas redes: Facebook | Twitter

Militante estudantil, gestora pública e ex-ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Helena Hoffmann nasceu em Curitiba (PR) em 6 de setembro de 1965.

Ela foi eleita senadora pelo PT em 2010 – a primeira mulher eleita para a Casa no Paraná. Ao longo de 2016, presidiu a importante Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Em fevereiro de 2017, foi eleita, por unanimidade, líder da Bancada do PT no Senado Federal.

Gleisi deixou a liderança da Bancada para assumir a presidência do PT, cargo para o qual foi eleita durante o IV Congresso Nacional do PT, realizado em junho de 2017. Ela é a primeira mulher a assumir o mais alto cargo do partido.

Gleisi começou sua trajetória militante no movimento estudantil. Foi dirigente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas em Curitiba e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). É filiada ao Partido dos Trabalhadores desde 1989.

A senadora é formada em Direito e tem especialização em Gestão de Organizações Públicas e Administração Financeira. É casada com o ex-ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e mãe de João Augusto e Gabriela Sofia.

A experiência profissional de Gleisi Hoffmann concentra-se na gestão pública. Foi secretária de Estado no Mato Grosso do Sul e secretária de Gestão Pública no município de Londrina (PR). Também integrou, em 2002, a equipe de transição de governo do presidente Lula, ao lado da então ministra Dilma Rousseff. Presidiu o diretório estadual do PT no Paraná entre 2008 e 2009.

No primeiro governo Lula (2003/2007), assumiu a Diretoria Financeira da Itaipu Binacional, onde implementou medidas de caráter estruturante na empresa, como o conceito de gestão integrada de todos os sistemas financeiros de Itaipu, a adoção do pregão eletrônico para aquisições, valorizando a economicidade das tarifas. Durante esse período, Gleisi contribuiu para o desenvolvimento de vários projetos de cunho social, como a Casa Abrigo de Foz do Iguaçu (que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica e seus dependentes), o programa Saúde na Fronteira e o setor de Responsabilidade Social da empresa.

Os direitos das mulheres estão entre as prioridades do mandato de Gleisi Hoffmann no Senado. Entre as matérias apresentadas por ela, estão a proposta que viabiliza a aposentadoria das donas de casa, a reserva de 50% das vagas nos parlamentos para as mulheres e a que assegura a abertura de processo contra agressores de mulheres, sem necessidade que a vítima preste queixa. Mas o projeto mais comentado de Gleisi, aprovado em 2013, é o que extinguiu o pagamento de 14º e 15º salários aos senadores e deputados federais.

Fale com a senadora
Senado Federal – Ala Teotônio Vilela Gabinete 04
Telefones: (61) 3303-6265 Fax: (61) 3303-6273
E-mails: [email protected]

To top