A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, criticou a agressividade dos governos de direita, especialmente o de Jair Bolsonaro (PSL), com a Venezuela, nesta sexta-feira (11). A parlamentar, que participou da posse do presidente Nicolás Maduro em Caracas, aponta que o grande interesse dos Estados Unidos em desestabilizar o governo venezuelano está no petróleo.
“Não podemos nos esquecer que a Venezuela é uma grande produtora de petróleo. Uma das maiores reservas do mundo e o Maduro pode ser o presidente da Opep [Organização dos Países Exportadores de Petróleo]. Não concordamos com a posição intervencionista dos EUA, cooptando governos de direita para se posicionarem contra a Venezuela”, aponta Gleisi.
A presidenta do PT lembrou ainda que os EUA sempre interviram em outros países por interesses econômicos, especialmente na questão do petróleo. Segundo Gleisi, a América Latina está voltando a uma época de alinhamento automático aos interesses estadunidenses e de entrega das riquezas, como ocorre com o governo Bolsonaro.
“A Venezuela está sendo atacada porque ela está resistindo em não entregar seu maior patrimônio, que é o petróleo. Nós no Brasil estamos entregando o Pré-sal. Acabamos com regime de partilha. O que vai sobrar de riqueza para o Brasil? Nós vamos viver na América Latina o que se vive nos países árabes com a intervenção americana em uma guerra por petróleo?”, critica.
Confira também a entrevista de Gleisi Hoffmann, em Caracas, ao portal Brasil de Fato:
https://www.facebook.com/pt.brasil/videos/974727729317693/