Gleisi rebate indireta – e tira senador tucano do sério

Aloysio Nunes (PSDB-SP) sai do sério ao ouvir contestação de senadora do PT do Paraná contra mantra da oposição sobre setor elétrico


Senadora cobrou “dados confiáveis”- e  
ficou sem resposta 

A falta de argumentos da oposição para atacar o governo federal criou, na manhã desta quarta-feira (19), mais uma situação constrangedora no Senado. O tucano Aloysio Nunes Ferreira (SP) tentou aproveitar um debate na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sobre um projeto que pretende conceder hereditariedade de quiosques, trailers e barraquinhas de feira, para repetir o mantra da hora adotado pela oposição sobre a suposta “crise no setor elétrico”. Como se lê quase que diariamente nos jornais, particularmente nos artigos assinados por “analistas” alinhados com o PSDB, o senador paulista introduziu na conversa a redução do valor das contas de energia elétrica como “uma pauta bomba”, que teria alterado “de uma maneira desastrada” a legislação “criando um passivo financeiro enorme”.

A intervenção mexeu com os brios da senadora Gleisi Hoffmann. Após a fala do tucano, ela pediu a palavra. Reconhecendo o direito do senador em defender suas posições, a senadora do PT do Paraná apontou a improcedência nas afirmações de Nunes. “Peço que para fazer essa discussão, traga a essa comissão elementos concretos, porque se não será uma afirmação leviana em relação ao tema”, desafiou Gleisi.

Nunes reagiu com agressividade. Interrompendo a fala de Gleisi, a quem chamou de “senhora ex-chefe da Casa Civil”, afirmou que a função da senadora petista não era policiá-lo. “Nós somos iguais, aqui. Eu posso falar o que eu quiser”. Gleisi enfrentou a ira do tucano, lembrando que “a educação também faz parte” da convivência entre senadores. “Sou igual ao senhor, não estou aqui reivindicando nenhuma superioridade. E por ser igual, fazemos a discussão”. Ela voltou a apelar para que Nunes apresentasse dados que corroborassem as críticas, mas ele preferiu continuar esbravejando e interrompendo a fala da senadora petista.

Sem elevar a voz, Gleisi rebateu a grosseria: “Não tem números que comprovem o que Vossa Excelência está falando. Como ‘desestruturou o setor elétrico’? Como ‘criou rombo no setor elétrico’? Pegamos um setor elétrico desestruturado, com um rombo criado, sem energia gerada, sem distribuição, sem linhas. Foi isso que nós pegamos. A presidenta Dilma reestruturou o setor elétrico”.

Sem argumentos, Aloysio Nunes refugiou-se no sarcasmo: “Foi um êxito, então. Retiro o que eu disse. Foi uma maravilha, o setor elétrico está uma maravilha”.

Cyntia Campos

To top