Gleisi rebate jornalista da revista Época que quer Dilma “mais erotizada”

Gleisi rebate jornalista da revista Época que quer Dilma “mais erotizada”

Gleisi Hoffmann: “A vida sexual de Dilma diz respeito somente a ela, assim como a de qualquer mulher”A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) retrucou o jornalista João Luiz Vieira, autor de texto machista publicado no site da revista Época sobre a sexualidade da presidenta Dilma Rousseff. Além de desrespeitar a figura de uma chefe de Estado, o colunista propaga o preconceito de gênero e o discurso sexista que vitimam milhares de mulheres todos os dias.

 

 

“É mais um homem falando o que uma mulher deve fazer, como deve se comportar, questionando suas escolhas. E dizendo que, por ser mulher, precisa de um homem para ser feliz”, escreveu Gleisi, em artigo publicado no site Notícias Paraná. “Com certeza um presidente homem não sofreria tais agressões, não seria sujeito de tais comentários”, completou.

 

Confira a integra do artigo “Ofender a dignidade da presidenta Dilma é ofender a nossa dignidade”:

 

Em mais uma tentativa de atingir Dilma Rousseff, a Revista Época publicou um texto sobre a sexualidade da nossa presidenta. Em seu artigo “Dilma e o Sexo”, o jornalista João Luiz Vieira  questiona se ela sentiria falta de um parceiro e ainda aponta que ela deveria ser mais “erotizada” para conquistar a população. Depois da repercussão negativa nas redes sociais e na imprensa, o texto foi retirado do ar.

 

Mais um desrespeito à presidenta, semelhante ao do adesivo sexista para tanques de gasolina, só que desta vez com roupagem intelectual/erudita. É mais uma vez, mais um homem falando o que uma mulher deve fazer, como deve se comportar, questionando suas escolhas. E dizendo que, por ser mulher, precisa de um homem para ser feliz.

 

Com certeza um presidente homem não sofreria tais agressões, não seria sujeito de tais comentários. O que há de errado em uma mulher ter devoção ao trabalho? Não querer ficar seduzindo a toda hora?! Qual é o problema de quem só sabe comportar-se e responder a um ambiente com sedução?!

 

A vida sexual de Dilma diz respeito somente a ela, assim como a de qualquer mulher. Ofender sua dignidade é ofender a nossa dignidade. Nenhuma mulher, presidenta ou dona de casa, tem a obrigação de ser sensual, sedutora para agradar o status quo. Nós não estamos no mundo para desfilar e para agradar aos olhares e opiniões masculinos.

 

Assim como a presidenta Dilma foi desrespeitada com esse artigo e com os adesivos que incentivavam a violência sexual, sei que milhares de mulheres também o são todos os dias. No Paraná, temos exemplos lamentáveis. Poucos dias depois do massacre dos servidores públicos no Paraná, o deputado federal Valdir Rossoni (PSDB-PR), chamou uma professora de biscate e não foi a primeira vez. Ele já fez ofensas de gênero a outras mulheres, usando termos como “mal comida” e “jararaca”.  Recentemente, o deputado Edson Praczyk (PRB) acusou uma jornalista de “trocas de favores”.

 

Não podemos considerar normal e aceitável este tipo de discurso e preconceito com as mulheres. É por essa razão que propus o recrudescimento da punição para os crimes de injúria praticados por razões de gênero. Precisamos penalizar os responsáveis de forma mais severa.

 

Logo após a divulgação dos adesivos trazendo a presidente Dilma em montagem vexatória, também  lancei o movimento ?#?ÉPelaDignidadeFeminina. Nesta página, estamos denunciando todo tipo de agressão contra as mulheres e mostrando que não podemos ficar caladas. Precisamos fortalecer o respeito ao ser humano, a participação da mulher na política e a dignidade feminina na sociedade.

 

Artigo originalmente publicado no site Notícias Paraná, em 25 de agosto de 2015

 

 

To top