Crise democrática

Golpe: curso também será lecionado na Paraíba e Amazonas

Professores das universidades Estadual da Paraíba e da Federal do Amazonas darão cursos em moldes similares ao da UnB
Golpe: curso também será lecionado na Paraíba e Amazonas

Foto: Divulgação

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai oferecer um curso sobre “o golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil” com o mesmo programa do que será ministrado no curso de graduação em Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB).

A Universidade Federal do Amazonas, irá ofertar no primeiro semestre a disciplina História do Brasil IV, discutindo “Golpes de Estado, autoritarismo e repressão no Brasil Republicano”. A Unicamp também ministra um curso sobre o golpe de 2016.

O curso da UnB tratará de entender os elementos de fragilidade do sistema político brasileiro que permitiram a ruptura democrática com a golpe; analisar o governo presidido por Michel Temer e investigar o que a agenda de retrocesso nos direitos e restrição às liberdades diz sobre a relação entre as desigualdades sociais e o sistema político no Brasil; e perscrutar os desdobramentos da crise em curso e as possibilidades de reforço da resistência popular e de restabelecimento do Estado de direito e da democracia política no Brasil.

Confira a íntegra da matéria

To top