Não bastasse a gravidade da situação caótica na economia e a catástrofe sanitária na qual mergulhou o Brasil, Jair Bolsonaro insiste em transformar o país em uma república de bananas com seu golpismo covarde. Diante das reiteradas ameaças contra a democracia do ocupante do Planalto, os governadores do Nordeste mais uma vez se manifestam em defesa da vida e do respeito à Constituição. Nesta quinta-feira (25), o Consórcio Nordeste divulgou uma carta na qual pede união da sociedade civil na defesa de um ambiente de “legalidade e paz”.
“Somente assim o Brasil terá condições de combater a inflação, o desemprego e a pobreza, que crescem nos lares das famílias da nossa Nação”, escrevem sete governadores e duas vice-governadoras da região.
Os gestores advertem ainda que tentativas de desestabilizar a ordem nos estados encontrarão uma firme resposta da lei. “Não permitiremos que atos irresponsáveis tumultuem o Brasil”, alerta o Consórcio Nordeste.
Leia abaixo a íntegra do documento.
CARTA DOS GOVERNADORES DO NORDESTE
Nata, 25 de agosto de 2021
Os governadores do Nordeste, reunidos em Natal (RN) nesta data, conclamam a sociedade e as instituições a uma atitude firme em defesa da legalidade e da paz. Somente assim o Brasil terá condições de combater a inflação, o desemprego e a pobreza, que crescem nos lares das famílias da nossa Nação.
Reafirmamos que as instituições estaduais cumprirão a missão de proteger a ordem pública e, por isso mesmo, não participarão de qualquer ação que esteja fora da Constituição.
Não permitiremos que atos irresponsáveis tumultuem o Brasil.
Wellington Dias – governador do Piauí
Renan Filho – governador de Alagoas
Rui Costa – governador da Bahia
Camilo Santana – governador do Ceará
Flávio Dino – governador do Maranhão
João Azevedo – governador da Paraíba
Luciana Santos – vice-governadora de Pernambuco
Fátima Bezerra – governadora do Rio Grande do Norte
Eliane Aquino – vice-governadora de Sergipe