Governo aumenta em 66,7% os recursos para merenda escolar

Em entrevista ao programa Bom Dia Ministro da última terça-feira (15/05), a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, detalhou as principais ações do programa Brasil Carinhoso, voltado para a erradicação da pobreza entre as crianças de zero a seis anos. O programa terá três grandes linhas: transferência de renda, educação, com ênfase nas creches, e saúde e suplementação de micronutrientes para crianças.

A ministra também anunciou o aumento da merenda escolar nas escolas. “Estamos aumentando em 66,7% os recursos para os municípios comprarem merenda. Isso é um apoio aos municípios. A alimentação melhorou, inclusive comprando da agricultura familiar”.

Segundo Campelo, mais de 80% das crianças na faixa de zero a seis anos já estão na pré-escola, embora as creches atendam a apenas 23% desse público. Para melhorar essa oferta, o governo já assinou com as prefeituras convênios para a construção de 1,5 mil creches.  

Seca

O programa Brasil Carinhoso prevê o pagamento de uma bolsa de R$ 70 para famílias na extrema pobreza que tenham crianças de zero a seis anos. “Quem já está no Bolsa Família não tem que tomar nenhuma providência, já vai receber, a partir de junho, os recursos a mais. Para as famílias que são extremamente pobres e que ainda não estão no Bolsa Família, estamos fazendo Busca Ativa, com o apoio dos estados e municípios”, explicou a ministra. Ela informou que a urgência de iniciar os pagamentos em junho é uma providência para minorar os efeitos da seca que assola o Nordeste, já que 78% das crianças extremamente pobres do Brasil estão na região, especialmente no Semiárido.

Em Questão

To top