Governo cria agência para difundir novas tecnologias agrícolas

Criar uma agência encarregada de ensinar novas tecnologias para pequenos e médios produtores. Esse é o objetivo do projeto de lei encaminhado pela presidenta Dilma Rousseff ao Congresso nesta quinta-feira (6), em regime de urgência. “A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) é um órgão de difusão para quem não tem acesso à tecnologia, explicou a presidenta, lembrando que  a dificuldade para alcançar novas tecnologias é um problema comum a pequenos, médios e até alguns grandes produtores. “Com tecnologia, você produz na mesma área mais e melhor, diminui o custo da produção, se adapta e respeita o meio ambiente onde está”, explicou.

“Com tecnologia, você produz na mesma área
mais e melhor, diminui o custo da produção,
se adapta e respeita o meio ambiente onde
está”

A presidenta ainda ressaltou a integração entre a Anater e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Segundo Dilma, a comunicação entre as duas empresas tem o objetivo de levar para os agricultores familiares e médios a assistência técnica baseada na tecnologia produzida pela Embrapa, e trazendo de volta as demandas dos produtores no campo, numa via de mão dupla.

“Esse é o processo de democratizar a tecnologia. Primeiro, difundir e, segundo, olhar a demanda. Ver o que as pessoas precisam”, disse.  Ela acrescentou que o que o Governo pretende com a criação  da nova agência é que  “mais produtores brasileiros sejam capazes de produzir mais em uma área menor, ou em uma área igual, com maior produtividade e eficiência”, afirmou.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, a Anater terá como principal papel a contratação de assistência técnica e de empresas para verificar a qualidade dos serviços prestados. Ele também afirmou que o novo órgão deverá contar com aproximadamente 130 funcionários e um orçamento, já em 2014, de cerca de R$ 1,3 bilhão.

Com informações do Blog do Planalto

Leia mais:

Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014 terá R$ 39 bilhões


To top