Governo estuda distribuir repelentes para grávidas em postos de saúde

Governo estuda distribuir repelentes para grávidas em postos de saúde

Levantamento dos repelentes seguros e com registro no mercado nacional está sendo realizado por equipe do governoO Ministério da Saúde estuda a viabilidade de distribuir em postos de saúde repelentes para grávidas, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Antonio Nardi, em entrevista à TV NBR. A ação seria uma nova estratégia de proteção das gestantes ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, a chikungunya e o zika vírus, associado ao surto de microcefalia.

“Nós já estamos, com a Casa Civil, a Defesa Civil e a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério [da Saúde], levantando com a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] os repelentes seguros e com registro no mercado nacional e também com o laboratório do Exército para ver o quantitativo que o laboratório do Exército poderá nos fornecer”, explicou Nardi.

O secretário também destacou que haverá outra ação do governo para combater o mosquito: o Exército deve distribuir água com larvicida no Nordeste, a partir do próximo ano.

“Se essa água já chegar adicionada com larvicida, que é absolutamente seguro, liberado e orientado e preconizado pela Organização Mundial de Saúde, essa água já chegará tratada nesses reservatórios quando nós abastecermos, impedindo a criação da larva e impedindo a proliferação do Aedes aegypti.”

Portal Brasil

 

Leia mais:

Sociedade deve assumir luta contra mosquito da dengue, alerta Humberto

To top