Governo Federal entrega mais de 804 mil cisternas na região do semiárido

Desde 2011, o Programa Água para Todos entregou 804,6 mil cisternas de consumo a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no meio rural do semiárido brasileiro.

Nos últimos quatros anos, foram entregues também 108,4 mil tecnologias sociais de captação de água de chuva para produção de alimentos. Os reservatórios para consumo humano garantem água para beber, cozinhar e para a higiene pessoal. Já as tecnologias de água para produção possibilitam o cultivo de alimentos e a criação de animais.

O programa é uma das estratégias do eixo de inclusão produtiva rural, constituído por assistência técnica especializada, recursos para investir nas propriedades, ampliação do acesso à energia elétrica, e apoio à comercialização da produção, por meio de compras públicas e privadas. O programa integrou e potencializou ações vinculadas à questão do acesso à água em andamento em diversos órgãos, além de criar novas ações e parcerias. Ainda no ano passado, o governo bateu a meta de 750 mil cisternas no semiárido, garantindo acesso à agua a quatro milhões de famílias.

dados mds agua para todosAs cisternas garantem às famílias água de boa qualidade para consumo, melhorando as condições de saúde das pessoas. E a reserva de água para produção permite mais autonomia para que elas possam produzir alimentos e criar pequenos animais, afirma o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos.

As cisternas de placas são tecnologias sociais (soluções simples e de baixo custo) para captar e armazenar água da chuva. Cada reservatório para consumo humano tem capacidade de armazenamento de 16 mil litros de água. Com isso, é possível que uma família de cinco pessoas possa conviver com a estiagem por até oito meses.

Ministério do Desenvolvimento Social

 

Leia mais:

Água para Todos supera meta de instalação de cisternas

To top