Agência Brasil

Escassez hídrica castiga 578 cidades do Nordeste
A região Nordeste já tem 578 municípios com reconhecimento federal de situação de emergência devido à escassez de chuva. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional liberou R$ 1,7 milhão para garantir que não falte água nessas cidades.
Pernambuco é o terceiro estado mais afetado, com 100 municípios nessa lista, encabeçada por Piauí e Paraíba, com 126 e 107 cidades respectivamente. Pernambucano, o presidente do PT e senador Humberto Costa observou que o governo federal sempre esteve atento à escassez hídrica na região.
“O presidente Lula nunca faltou ao Nordeste. Nunca! Se não é possível acabar com a seca, ele nos ajudou, de todas as maneiras possíveis, a convivermos com a estiagem. Há incontáveis obras hídricas estruturadoras por toda a região, a começar pela transposição do São Francisco, uma das maiores do mundo. E, quando necessário, esses recursos suplementares vêm dar uma ajuda muito importante aos municípios em atendimento à nossa população”, afirmou o senador.
O pedido de reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública é feito com um plano de trabalho para o Ministério da Integração. A Defesa Civil Nacional reconhece e a pasta aprova os planos de trabalho e os valores solicitados.