A estiagem que atinge o estado da Bahia há mais de cinco meses levou 239 municípios a decretar situação de emergência. No total, mais de 2,7 milhões de pessoas são afetadas pela seca. Os ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Agrário encaminharam, juntos, R$ 111 milhões para reparar os prejuízos.
A Casa Civil da Bahia informou que o governador, Jaques Wagner, se reuniu com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para apresentar os projetos de infraestrutura hídrica que necessitam dos recursos federais. São 26 projetos ao todo, dos quais 19 serão executados pelo governo do estado. O restante das obras ficará a cargo da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Estão sendo distribuídas mais de mil toneladas de arroz e duas mil toneladas de feijão – 1,8 mil no armazém da região de Irecê e 200 em Ribeira do Pombal. Foram doadas pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) 11 toneladas de frango em 11 municípios, na região de Feira de Santana e Vitória da Conquista, que serão destribuídos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado (Sedes).
O Ministério do Desenvolvimento Agrário irá agilizar a liberação do Garantia-Safra 2010-2011 para os agricultores de 52 municípios e viabilizará a antecipação das indenizações da safra atual para junho. A ação dará apoio a 121 municípios podendo destinar até R$ 57 milhões para os agricultores. A previsão visa a beneficiar 78 mil produtores.
Agência Brasil