Dinheiro será usado para prestar assistência às famílias atingidas pela cheia dos rios da região.
Dinheiro será usado para prestar assistência às |
O Ministério da Integração Nacional autorizou o repasse de R$ 2,2 milhões para o Acre por conta das cheias dos rios no estado. Portaria sobre o assunto foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (28). O dinheiro será destinado para a execução de ações de socorro, assistência às famílias atingidas e restabelecimento de serviços essenciais.
A maior preocupação no momento é quanto à carência de gás de cozinha e hortifrutigranjeiros. Além do desabastecimento provocado pela cheia do Rio Madeira, que limitou o tráfego na BR-364, que liga o Acre a Rondônia, 331 famílias continuam abrigadas no Parque de Exposições de Rio Branco (AC), por causa da elevação do nível do Rio Acre.
Algumas cidades do Amazonas, próximas à divisa com o Acre e Rondônia, também estão isoladas. Sete cidades estão em situação de emergência: Pauní, Guajará, Ipixuna, Boca do Acre, Envira, Humaitá e Lábrea.Manicoré está em alerta máximo e Canutama, Novo Aripuana e Eirunepe estão em estado de atenção.
Na última terça-feira (25), o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, fez sua segunda visita a Rondônia para acompanhar a situação do Rio Madeira e a assistência às famílias afetadas. O vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), esteve com ele e verificou o empenho das autoridades s para tentar contornar a situação de quase isolamento em que se encontra a região.
O risco de isolamento é grande, especialmente porque as águas estão invadindo a BR-364, única ligação terrestre do Acre com o restante do País. Em alguns pontos da estrada há uma lâmina d’água 80 centímetro, por essa razão a Polícia Rodoviária Federal proibiu, por segurança, o tráfego de veículos à noite; e durante o dia apenas alguns caminhões (exceto os do tipo cegonha) estão liberados. “Só estão passando caminhões com produtos perecíveis. E são 20 caminhões no máximo a cada hora em determinados horários do dia”, disse.
De acordo com balanço, o nível do Rio Acre passa de 13 metros. O abrigo público, montado pela prefeitura de Rio Branco, no Parque de Exposições, tem cerca de 1.300 pessoas desalojadas. Já o nível do Rio Madeira continua subindo e já atingiu a marca dos 18,5 metros.
Portal Brasil com informações do Diário Oficial da União e Agência Brasil
Leia mais:
Viana diz que Governo estuda fazer o abastecimento do Acre pelo Peru