Governo Temer adia transposição de olho em 2018, denuncia Humberto

Governo Temer adia transposição de olho em 2018, denuncia Humberto

Para Humberto, não há justificativa para novo atraso, já que 90% dos trabalhos estão concluídosRelator da comissão que fiscaliza o projeto de Transposição do Rio São Francisco no Senado, o líder do PT, Humberto Costa (PE), questionou a decisão do governo Temer de adiar para 2018 a conclusão das obras. 

Segundo o senador, com 90% dos trabalhos concluídos, não há justificativa para um novo atraso. A decisão de prorrogar o prazo do início da operação do programa foi anunciada pela Agência Nacional de Águas (ANA) na resolução nº 1.133/2016, publicada no Diário Oficial da União da última quarta-feira, 21 de setembro de 2016. 

“O governo Temer tem mostrado que a prioridade dele com o povo nordestino é zero. Há um claro preconceito, uma volta ao passado, quando o nordestino era visto como boia-fria e não existiam oportunidades. A transposição foi iniciada por Lula para que a seca, que sempre castigou o Nordeste, não fosse mais um problema com o qual se conviver. E o que Temer faz? Adia o projeto que já está quase pronto no período da pior seca dos últimos 50 anos. É clara a intenção do governo peemedebista de trazer de volta a imagem do Nordeste de fome, miséria e transformá-lo em seu curral eleitoral”, afirmou Humberto. 

O líder do PT ainda lembrou que, mesmo em tempos de crise, a então presidenta Dilma Rousseff (PT) havia determinado a transposição como prioridade e que havia orçamento para concluir a obra no período previsto. “A presidenta Dilma e o presidente Lula sempre trataram a transposição como prioridade porque sabiam do tamanho e da importância da obra, que agora sofre com o descaso do governo Temer”, afirmou. 

O projeto de Integração do Rio São Francisco foi iniciado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a proposta de levar água para 12 milhões de pessoas em quatro Estados (Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte) e tinha previsão de entrega entre o final de 2016 e o início de 2017. 

 

Fonte: Assessoria de imprensa do senador Humberto Costa

To top