Grande imprensa se diz surpresa com número de filiações de jovens ao PT

Grande imprensa se diz surpresa com número de filiações de jovens ao PT

Reprodução do Twitter do colunista Jorge Bastos MorenoOs constantes ataques ao Partido dos Trabalhadores não impediram que, em 2015, o partido recebesse 48,8 mil novos filiados. Para a imprensa, no entanto, os números são surpreendentes, mesmo ante o bombardeio promovido pelos veículos controlados pela elite econômica brasileira. Um dos principais colunistas do País, Jorge Bastos Moreno, do jornal O Globo, se disse surpreso com o crescimento de filiações de jovens à legenda.

“Apesar de todos os escândalos envolvendo estrelas do partido, cresce vertiginosamente o nº de filiação ao PT entre o público jovem”, disse Moreno, no Twitter, neste final de semana. Ele acrescentou que desconhece explicações que justifiquem esse fenômeno, afirmando que é um fato importantíssimo e paralelo à política.

Mesmo sem fazer campanhas de filiação, mais de 10 mil jovens entre 16 e 29 anos ingressaram no partido no ano passado. Para o secretário Nacional de Organização do PT, Florisvaldo Sousa, o crescimento de filiações deve-se à mobilização do partido e da militância contra os ataques direcionados à legenda, promovidos principalmente pela grande mídia.

Descontadas as desfiliações, o PT angariou 29 mil novos integrantes em 2015, chegando a 1.753.044 militantes, de acordo com o Sistema de Filiados (SisFil), disponibilizados pela Secretaria Nacional de Organização do PT. Dados mais recentes do SisFil mostram números ainda maiores: até 22 de fevereiro deste ano, o total de filiados já é de 1.754.563.

O editor do site ‘O Cafezinho’ ironizou a grande imprensa pelo dado positivo obtido pelo PT. Para ele, “esse é o resultado do massacre midiático contra o partido: quatro vezes mais simpatizantes que o PSDB e promovendo um arrastão junto à juventude”. “A criminalização do PT teve efeito inverso e curioso entre a juventude. O PT voltou a ter ares insurgentes, subversivos. Depois de 13 anos no poder, o massacre midiático impediu que o partido incorporasse a imagem de partido do poder”, acrescenta.

 

Leia mais:

Mesmo sob ataque midiático, PT ganha quase 50 mil novos filiados em 2015

To top